sábado, 9 de maio de 2015

Extrato de pagamento de benefícios pode ser acessado pela internet e nos terminais de autoatendimento dos Bancos

O Extrato de Pagamento de Benefício, documento utilizado na comprovação de renda para a solicitação do “Bilhete de Viagem do Idoso”, está disponível no portal da Previdência Social na Internet (www.previdencia.gov.br) e pode ser impresso também nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Sem precisar sair de casa ou no caixa eletrônico do banco em que o segurado recebe o benefício é possível obter a comprovação que permite realizar, sem custo algum, viagens interestaduais e intermunicipais. A gratuidade é concedida a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e renda de até dois salários mínimos (R$ 1.578).

Nos terminais de autoatendimento, o aposentado ou pensionista retira o extrato com o cartão e a senha que ele já utiliza para receber o seu benefício. Na Internet, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento”, no canto esquerdo da página. É o sétimo item, de cima para baixo, do menu “Serviços ao Cidadão”. Para o extrato aparecer na tela, a pessoa precisa informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário.

O documento também pode ser utilizado como comprovante de renda por estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo e cidadãos que desejam requerer isenção de IPTU junto a prefeituras.

Serviços e informações ao alcance do telefone

Pelo Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus interestaduais devem reservar dois assentos gratuitos, em cada ônibus convencional. Caso os assentos já estejam preenchidos quando da solicitação da passagem pelo cidadão, a companhia deve conceder o desconto mínimo de 50% no valor do bilhete. Em Santa Catarina, a Lei 15.182, de 26 de maio de 2010, garante os mesmos benefícios, sob condições idênticas, para os transportes coletivos públicos intermunicipais.

O portal da Previdência Social na Internet não é a única ferramenta que permite ao cidadão obter informações ou agendar atendimento sem precisar sair de casa: o outro canal remoto é a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se realizada através de telefone fixo, e tem o custo de ligação local quando feita por celular.

Link: Ministério da Previdência Social

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo