sábado, 4 de junho de 2011

INSS não pode cobrar valores supostamente pagos a maior a segurados e pensionistas

O juiz federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, convocado para atuar como desembargador no TRF-4, concedeu antecipação de tutela em agravo de instrumento interposto pela Defensoria Pública da União para que o INSS se abstenha de fazer qualquer cobrança administrativa ou judicial referente a valores supostamente recebidos a maior por segurados ou pensionistas devido a erro de cálculo do instituto.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Não cabe devolução de valores recebidos por força de decisão judicial

Nesta sexta o acórdão a ser visto é referente aos casos em que há a concessão inicial do benefício ao segurado, através de decisão judicial, porém, posteriormente, a decisão é revogada. Nestas situações não cabe a parte que recebeu os valores havidos por decisão judicial devolvê-los ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, tendo em vista o caráter alimentar e a boa-fé do segurado, conforme decisão abaixo do Superior Tribunal de Justiça.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fundos de previdência privada podem descontar contribuição de inativos

Os fundos de previdência complementar podem descontar contribuição dos trabalhadores inativos para manter seu equilíbrio atuarial. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso especial interposto por beneficiários da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ, que buscavam a isenção do pagamento da contribuição e a devolução do que já foi pago.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

INSS convocará 580 mil segurados para nova perícia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai fazer nova perícia em 580 mil segurados que tiveram o benefício por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) concedido por determinação judicial. De acordo com o presidente do instituto, Mauro Luciano Hauschild, os segurados serão convocados por carta, que devem começar a ser enviadas até junho.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Oitava Turma reforma sentença que limitou adicional de insalubridade

Um empregado da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) conseguiu reformar decisão que lhe deferiu diferenças de adicional de insalubridade de grau médio para máximo, mas limitou o recebimento das verbas à data da publicação da decisão. A 8ª Turma do TST avaliou que, nesses moldes, a sentença, confirmada pelo TRT4 (RS), contrariou a Orientação Jurisprudencial nº 172 da SDI-1 do TST.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto regulamenta aposentadoria e pensão para garimpeiros.

Nesta segunda será visto o projeto de lei n.5.227/2009, de autoria do deputado Cleber Verde, o qual acrescenta capítulos à Lei n.11.685/2008, para regulamentar a pensão vitalícia e a aposentadoria dos garimpeiros.
Em conformidade com o projeto terá direito a aposentadoria, aos 55 anos a mulher, e 60 anos o homem, o garimpeiro que exerça sua atividade com auxílio apenas de instrumentos manuais e esteja associado em cooperativas ou entidades de classe. Observa-se que o tempo de atividade será considerado independentemente de recolhimento de contribuições, sendo que a comprovação da atividade ocorrerá através de declaração expedida pela associação, cooperativa ou entidade de classe a que esteja ligado.

domingo, 29 de maio de 2011

Portador de surdez irreversível não consegue isenção do imposto de renda sobre aposentadoria

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu, por maioria, que não cabe isenção do imposto de renda sobre aposentadoria a um portador de paralisia irreversível do nervo auditivo, pois a doença não está prevista no artigo 6º, inciso XIV, da Lei n. 7.713/1988 e a legislação tributária não permite a interpretação por analogia.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo