sábado, 24 de agosto de 2013

Julgador não tem liberdade discricionária para se eximir de analisar questões suscitadas pelas partes

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) anulou de ofício acórdão em que a Turma Recursal de São Paulo rejeitou embargos de declaração, sob a alegação de que o julgador não está obrigado a analisar cada um dos argumentos apresentados pelo recorrente. Mas, de acordo com o entendimento da TNU, expresso no voto do relator, juiz federal Rogério Moreira Alves, o julgador não tem liberdade discricionária para se eximir de analisar questões específicas suscitadas pelas partes. O julgamento da TNU foi proferido em sessão realizada na última quarta-feira (7/8).

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Diferenças entre diarista e empregada doméstica

Nesta sexta-feira será visto uma decisão do TRT 3ª Região que trata sobre as diferenças entre diarista e empregada doméstica, conforme decisão abaixo para análise dos amigos.
 
 
EMENTA: RELAÇÃO DE EMPREGO. Apurando-se da prova que a reclamante por período significativo de tempo, compareceu diariamente à empresa, para prestação de serviços de faxina, mantém-se a sentença que declarou a relação de emprego.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atividade especial é reconhecida mesmo que a exposição a agentes nocivos não tenha sido permanente

Uma zeladora de hospital do Paraná teve reconhecida como especial a atividade desempenhada no período de 23 de julho de 1990 a 28 de abril de 1995. A decisão da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) reafirmou o entendimento de que, para reconhecimento de condição especial de trabalho antes de 29 de abril de 1995, a exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física não precisa ocorrer de forma permanente. O caso foi julgado pelo colegiado nesta quarta-feira (7/8), durante sessão realizada na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Empresa que não emitiu CAT depois de acidente de trajeto é condenada por danos morais

A emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho, a conhecida CAT, é obrigação do empregador, que, acaso não cumprida, gera danos morais ao trabalhador. Com esse entendimento, a 7ª Turma do TRT-MG decidiu julgar desfavoravelmente o recurso de uma empresa de construções e montagens e confirmar a sentença que a condenou a pagar indenização a um empregado que sofreu um acidente de carro no caminho para o trabalho.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Idoso será indenizado após ser induzido a fazer empréstimo em banco

O juiz André Luís de Medeiros Pereira, da 16ª Vara Cível de Natal, declarou nulos os negócios jurídicos celebrados entre um idoso e o Banco Santander Brasil S/A e condenou a instituição financeira no pagamento de R$ 9 mil, a título de dano moral, podendo os valores em questão virem a serem devidamente compensados.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto veda incidência da contribuição previdenciária sobre aviso prévio indenizado

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n° 3.718/12, de autoria do Deputado Romero Rodrigues, que altera o art.28 da Lei n° 8.212/91 (Lei de Custeio da Previdência Social).
 
Conforme a proposta não incidirão no salário-de-contribuição as importâncias recebidas a título de aviso prévio indenizado, férias indenizadas e respectivo adicional constitucional, inclusive o valor correspondente à dobra da remuneração de férias de que trata o art.137 da CLT.

domingo, 18 de agosto de 2013

TRF4 determina que Estado forneça insulina especial a dois pacientes diabéticos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou, na última semana, sentença que determinou à União, ao estado de Santa Catarina e ao município de Jaraguá do Sul que forneçam a dois pacientes com Diabetes tipo 1 os medicamentos Insulina Levemir e Insulina Ultrarápida (Novorapid), ambos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo