sábado, 26 de março de 2011

Aposentada por invalidez consegue acumular indenização com aposentadoria

Ex-empregada da Caixa Econômica Federal, aposentada por invalidez aos 36 anos devido à doença ocupacional (LER), conseguiu indenização por danos morais no valor de RS 100 mil e, ainda, acumular pensão por danos materiais com aposentadoria do INSS e complementação pelo plano de aposentadoria da Caixa (Funcef). O julgamento do processo foi concluído hoje (17) pela Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, com o retorno de vista do ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pensão por morte concedida a dependente mesmo que o segurado tenha perdido o vínculo com a previdência.

Como de costume, nesta sexta-feira, trago uma jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o qual trata da pensão por morte concedida a dependente, cujo segurado já tenha perdido a qualidade de segurado, porém, tenha implementado os requisitos para a aposentadoria por idade.
Com a alteração promovida pela Lei 10.666 houve a possibilidade de se conceder o benefício de aposentadoria aqueles segurados que tenham perdido a qualidade de segurado, mas que já tenham preenchido os requisitos para concessão do benefício, idade mais tempo de contribuição. 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Doença cardíaca não dá aposentadoria integral a juiz classista

O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho negou mandado de segurança a um juiz classista que pretendia se aposentar por invalidez com proventos integrais, em decorrência de ter sido acometido por uma cardiopatia grave. O relator do recurso, ministro Renato de Lacerda Paiva, informou que a enfermidade não o incapacitou definitivamente para o trabalho.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Advocacia-Geral reverte decisão e comprova que laudo de fisioterapeuta não pode ser utilizado para concessão de aposentadoria por invalidez

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguir reverter, na Justiça, decisão que determinava a concessão de aposentadoria por invalidez utilizando como prova um laudo médico expedido por fisioterapeuta. A Procuradoria Federal do Mato Grosso (PF/MT) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) do INSS sustentaram que para a concessão de benefício o juiz deve fundamentar o entendimento em prova pericial produzida por médico especializado.

terça-feira, 22 de março de 2011

TNU: retornar ao trabalho, mesmo incapacitado, não compromete direito a benefício

O segurado que, mesmo considerado incapaz em termos previdenciários, retorna ao trabalho para manter seu sustento enquanto aguarda a definição sobre a concessão de auxílio-doença não deve ser penalizado com o não recebimento do benefício. Com esse entendimento a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, reunida hoje (18/03), em Brasília, deu ganho de causa ao autor do processo 2008.72.52.004136-1.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Proposta acaba com revista íntima em mulheres.

Nesta segunda, como de costume, iremos analisar o substitutivo ao Projeto de Lei n.583/2007, de autoria da Deputada Jô Moraes, o qual trata sobre a proibição de revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho. Apesar do presente projeto não estar diretamente relacionado a área previdenciária o mesmo se encontra ligado diretamente com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, o qual é de extrema importância dentro de nossa área de estudo, além é claro da importância do mesmo para todas as mulheres assinantes do nosso blog.

domingo, 20 de março de 2011

O que seu plano de saúde deverá cobrir.

Neste domingo trago algumas informações sobre os planos de saúde e algumas dicas de se conferir antes de assinar um contrato com o mesmo. Para maiores informações a página na internet da Agência Nacional de Saúde Suplementar é uma rica fonte de detalhes, sendo que ela se encontra no final do texto.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo