sábado, 27 de junho de 2020

DECISÃO: Servidora tem direito a redução da jornada de trabalho para tratamento do filho com síndrome de Down

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito de uma servidora pública ter sua jornada de trabalho reduzida de 40 para 20 horas, sem diminuição da remuneração e sem compensação de horário para acompanhamento do filho, menor de idade, com síndrome de Down.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Necessário comprovar miserabilidade para receber benefício

Nesta sexta-feira será visto uma jurisprudência que trata sobre a condição de miserabilidade do requerente para fins de concessão do benefício assistencial. Abaixo segue a decisão para análise dos amigos.
CONSTITUCIONAL. PREVIDENCIÁRIO. BENEFÍCIO ASSISTENCIAL BLOQUEADO. CONDIÇÃO DE MISERABILIDADE NÃO COMPROVADA. CÔNJUGE APOSENTADO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO COMO INDUSTRIÁRIO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. DESCABIMENTO. SENTENÇA MANTIDA. 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 15 DE JUNHO DE 2020

Estabelece os procedimentos para a atualização cadastral destinada à comprovação de vida dos aposentados e dos pensionistas da União que recebem proventos de aposentadoria ou pensão à conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), bem como dos anistiados políticos civis e seus pensionistas, de que trata a Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

AGU confirma que aposentadoria por invalidez pode ser revista após perícia médica

A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou na Justiça a legalidade de revisão administrativa feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em um benefício de aposentadoria por invalidez.
O beneficiário recebia a aposentadoria desde 2011, após ingressar com uma ação previdenciária alegando ser portador de cardiopatia grave. Em audiência de conciliação à época, o INSS propôs um acordo para dar início ao pagamento das mensalidades que foi homologado pela Justiça.

terça-feira, 23 de junho de 2020

TRF3 garante pensão por morte a mãe de militar

Autora comprovou que dependia economicamente do filho falecido.
A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou à União conceder pensão militar à mãe de um soldado falecido em 2011. Ela conseguiu comprovar que dependia economicamente do filho.
Para os magistrados, depoimentos colhidos durante a fase processual provam que o filho era o responsável pelos gastos da família, pagando as contas e ajudando nas despesas da casa. Além disso, após a morte do militar, ficou comprovado que a mãe passou a ter dificuldade financeira para manter o seu sustento.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Proposta dispensa de carência para acometidos da covid-19

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei nº 2.345/2020, de autoria do deputado Mario Heringer, o qual acrescenta o parágrafo único ao art.26 da Lei nº 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social).
Conforme a proposta enquanto durar a situação de emergência em saúde pública de que trata a Lei nº 13.979 independe de carência a concessão do auxílio-doença relativo a acometimento por Covid-19 para o segurado que exerça qualquer das seguintes atividades: profissão da área de saúde, profissão ou atividade de apoio à área de saúde e profissão ou atividade laboral considerada essencial.

domingo, 21 de junho de 2020

União deve fornecer remédio para portadora da Síndrome de Hunter

Medicamento possui registro na Anvisa e eficácia comprovada.
O desembargador federal Fábio Prieto, da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), confirmou o direito de uma portadora da Síndrome de Hunter receber, de forma gratuita, o medicamento FIRAZYR (Icatibanto) que possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e eficácia terapêutica comprovada contra a doença.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo