sábado, 4 de setembro de 2010

Laudo ambiental não exclui empregador do pagamento de adicional de insalubridade

Não conformado em efetuar o pagamento de adicional de insalubridade em grau médio a uma empregada, o Município de Penha (SC) interpôs recurso de revista para obter a reforma da sentença inicial que o condenara.
Dentre seus argumentos, o Município ateve-se ao laudo ambiental, produzido por empresa que ele mesmo contratou, cuja conclusão caracterizava a atividade desempenhada pela empregada como atividade salubre, e não periculosa. Dada a conclusão do laudo ambiental, não havia necessidade de pagamento de adicional, entendeu o empregador.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nova súmula da AGU reconhece direito a pensão por morte em caso de união estável

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, no último dia 26 de agosto, súmula que autoriza a concessão imediata de pensão, em caso de morte, àqueles que comprovarem união estável com servidor público federal. Publicada nesta última A Súmula nº 51/10 assegura o benefício ao cônjuge sem a necessidade de qualquer processo judicial.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prescrição do crime de estelionato contra Previdência começa a contar a partir do 1º pagamento irregular

De ofício, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu parcialmente, nesta terça-feira (31), ordem no Habeas Corpus 91716 para admitir que crime de estelionato cometido contra a Previdência Social (artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal) é crime instantâneo de efeitos permanentes. Isto significa que sua prescrição começa a contar a partir da data do pagamento indevido do primeiro benefício previdenciário.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Banco comprova que despesa com veículo próprio de empregado é verba indenizatória

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho reformou decisão do 19º Tribunal Regional que determinou ao Unibanco AIG Seguros S. A. integrar ao salário de um empregado alagoano o reembolso de despesas que ele realizou com seu veículo particular a serviço da empresa.
O trabalhador ajuizou ação pedindo que fosse incorporado ao seu salário o que havia recebido de reembolso pelas despesas que realizou com o seu veículo, mais despesas com alimentação e aluguel de imóvel. O juiz de Primeira Instância, considerando que as despesas foram realizadas para o trabalho e que se constituíam em acréscimos indiretos da sua remuneração, deferiu-lhe o pedido.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Idoso deverá receber valor integral de aposentadoria complementar

A Fundação Sistel de Seguridade Social deverá pagar integralmente a aposentadoria complementar de um ex-engenheiro civil, que estava recebendo, desde 1998, 39,38% do valor do benefício integral. A decisão é da 3ª Câmara Cível do TJCE que manteve a sentença do 1º Grau.
Conforme os autos, o requerente aposentou-se aos 49 anos por tempo de serviço, após ter contribuído por 34 anos com a Previdência. Segundo ele, a Sistel calculou incorretamente o valor de sua renda mensal, violando a lei nº 6.435/77, vigente à época, que não contemplava requisito etário para a concessão de benefícios.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Empregador deverá fornecer comprovante do recolhimento das contribuições.

Está tramitando na Câmara dos Deputados, o projeto de lei n. 7.318/2010, de autoria do deputado Ratinho Junior, o qual acrescenta a alínea "d" ao art. 30, da lei n. 8.212/91, obrigando a empresa a fornecer ao trabalhador mensalmente, cópia da guia de recolhimento da contribuição previdenciária, devidamente quitada, descontada do empregado no mês anterior.

domingo, 29 de agosto de 2010

Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário

Não é costume meu colocar duas postagens no mesmo dia, porém para que os amigos possam se preparar hoje estou colocando a programação do VI Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário e o II Congresso de Direito Previdenciário do Mercosul, a ser realizado em Porto Alegre, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Embaixador, localizado na rua Jeronimo Coelho, n.354. Abaixo está a programação.

Operadora de plano de saúde tem obrigação de cobrir quimioterapia em tratamento de câncer

A Unimed (Cooperativa de Trabalho Médico) foi condenada a cobrir as sessões de quimioterapia de um beneficiário. Ele ajuizou a ação após ter sido submetido à cirurgia para retirada de um nódulo no crânio, em setembro de 2009, e, ao necessitar do tratamento em caráter emergencial, teve o pedido negado pela cooperativa. A decisão foi da 2ª Câmara de Direito Civil, que confirmou, por unanimidade, sentença da 1ª Vara da Comarca de Lages.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo