sábado, 17 de janeiro de 2015

Desempregado voluntário não pode ser beneficiado por extensão do período de graça

Na sessão realizada nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais reafirmou o entendimento de que a prorrogação do período de graça – prevista no §2º do artigo 15 da Lei 8.213/91, e considerada à luz do artigo 201, III, da Constituição Federal – somente se aplica aos casos em que a ausência de contribuições ao sistema previdenciário é decorrente de desemprego involuntário.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Concessão de auxílio-acidente independe do grau de incapacidade para o trabalho

Nesta sexta-feira será visto uma jurisprudência que trata sobre a concessão do auxílio-acidente independe do quanto a capacidade para o trabalho do segurado foi reduzida. Abaixo segue a decisão para análise dos amigos.
Pedido de uniformização de interpretação de lei federal - PEDILEF 50017838620124047108, Relator(a) Juiz Federal João Batista Lazzari, DOU 16/05/2014 PÁG. 125/165.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

INSS e Dataprev estão impedidos de implementar novo sistema de empréstimo consignado para pensionistas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à Empresa de Tecnologia e Informação de Previdência Social (Dataprev) que se abstenham de implementar o Projeto ECO – Empréstimo Consignado Online – até o trânsito em julgado desta ação. A decisão foi tomada após a análise de pedido de antecipação de tutela feito pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COPAB).

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Advocacia-Geral comprova ser indevida reativação de benefício previdenciário

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, ser indevida a reativação de pensão por morte em favor de filhas de ex-ferroviário federal. Os advogados públicos demonstraram que o cancelamento do benefício foi motivado pela constatação de erro de fato ocorrido na concessão do encargo social.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

É desnecessária a devolução de parcelas previdenciárias recebidas por erro administrativo

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou provimento à apelação interposta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra sentença que julgou procedente o pedido de declaração de inexigibilidade de valores recebidos a títulos de benefício assistencial por uma pessoa idosa no período de 17/02/1998 a 01/08/2011, em razão de pagamento cumulado com pensão por morte.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Doença falciforme pode vir a ser protegida pela Previdência Social e Assistência Social

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei nº 389/2012, de autoria do senador Waldemir Moka, o qual acrescenta a alínea f ao inciso I do caput do art. 2º da Lei nº 8.742(Lei da Assistência Social) e altera o art. 151 da Leei 8.213 (Lei de Benefícios da Previdência Social).

domingo, 11 de janeiro de 2015

Estado não é obrigado a fornecer medicamento a paciente com boa condição financeira

Acompanhando divergência aberta pela ministra Regina Helena Costa, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desobrigou o estado do Rio Grande do Sul a fornecer medicamento de alto custo a um paciente comprovadamente com boa condição financeira.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) já havia reformado a sentença de primeiro de grau ao consignar que não se tratava de pessoa carente, uma vez que as condições financeiras do enfermo, possuidor de vários bens e elevadas aplicações financeiras, são mais do que o bastante para a aquisição do medicamento de que necessita, o Humira (Adnalimumab, 40 mg).

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo