sábado, 31 de maio de 2014

Procuradorias confirmam manutenção de norma previdenciária que impede acumulação de benefício

Benefício de prestação continuada não pode ser acumulado com pensão previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993). A tese da Advocacia-Geral da União (AGU) embasada em legislação especifica, assegurou, na Justiça a legalidade da manutenção do sistema previdenciário, além de evitar prejuízos aos cofres públicos.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Auxílio-doença entra no cômputo do tempo para aposentadoria

Nesta sexta-feira será visto uma jurisprudência que trata sobre o cômputo do período de recebimento de auxílio-doença para aposentadoria. Conforme o TRF 1 deve ser incluído no tempo de serviço o período em que o segurado esteve em gozo de auxílio-doença. Abaixo segue a decisão para análise dos amigos.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Trabalhador rural classificado como comerciante tem direito a aposentadoria rurícola

A 2.ª Turma do TRF da 1.ª Região reformou a sentença que negou o pedido de uma rurícola que pleiteava receber a aposentadoria por idade. Ela precisou comprovar ter mais de 55 anos e apresentar prova documental e testemunhal do labor no campo. Agora, vai receber o benefício em 30 dias, de acordo com a decisão da Turma.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

TRF3 concede benefício assistencial a menor portadora de HIV

Autora receberá o benefício de prestação continuada, correspondente a um salário mínimo
O desembargador federal Baptista Pereira, da 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em decisão publicada em 6/5 no Diário Eletrônico da Justiça Federal, decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve pagar o benefício de prestação continuada a uma menor que é portadora do vírus HIV desde o nascimento, transmitido pela amamentação.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Direito à aposentadoria por invalidez deve ser analisado com base na situação do trabalhador na data do requerimento administrativo

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implante em até 45 dias aposentadoria por invalidez a um segurado de 61 anos, morador de Giruá (RS), que ficou impossibilitado de exercer sua profissão de chapeador de automóveis devido a uma lombalgia e osteoartrose nos joelhos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto trata sobre bolsistas, estudantes de escolas técnicas e prestadores de serviço militar obrigatório

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n° 6.894/2013, de autoria do Deputado Gonzaga Patriota, que acrescenta o art. 11, I, "l" e "m" a lei 8.213/91(Lei de Benefícios da Previdência Social).
Conforme a proposta o estudante de escola técnica federal e o bolsista de iniciação científica para ensino superior e médio bem como o prestador de serviço militar obrigatório são segurados obrigatórios na qualidade de empregados.

domingo, 25 de maio de 2014

Cláusula restritiva de plano de saúde é considerada abusiva

A 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região, por meio da relatoria do desembargador federal Souza Prudente, negou provimento ao apelo de administradora de plano de saúde que recusou a segurado o custeio de prótese conhecida por “esfíncter artificial.
O servidor havia feito o requerimento ao plano de saúde dos Correios, do qual era segurado, de acordo com laudo do médico; visto que, após cirurgia que retirou tumor da próstata, ocorreu uma incontinência urinária não resolvível pelos tratamentos convencionais. Contudo, o pedido foi negado ao argumento de que o tratamento seria desnecessário, segundo parecer da auditoria do referido plano de saúde.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo