sábado, 23 de junho de 2012

Salário de benefício sem o teto limitador deve ser a base de cálculo do primeiro reajuste

Adotando a premissa de que o teto é elemento extrínseco ao cálculo do benefício previdenciário, ou seja, não compõe esse cálculo, a Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência decidiu, por maioria, modificar seu entendimento acerca de pretensão de afastamento do teto para aplicação do primeiro reajuste proporcional, quando se tratar de benefício reduzido pela aplicação de teto na data da concessão. O julgamento foi proferido em sessão de 29 de março deste ano.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

TRF 4 e a aplicação da tabela de mortalidade do fator previdenciário

Nesta sexta será visto uma jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que trata sobre a aplicação da tabela de mortalidade do Fator Previdenciário. Abaixo segue o entendimento do tribunal em incidente de uniformização de jurisprudência para análise dos amigos.
EMENTA

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Determinada divisão de pensão por morte entre ex-mulher e companheira

Sendo a união estável equiparada ao casamento pela Constituição Federal, considera-se inválida parte de lei que faça distinção entre companheira e esposa para concessão de benefício. Com esse entendimento, a 21ª Câmara Cível do TJRS manteve decisão que determinou o rateio de pensão por morte entre a ex-mulher e a companheira de servidor falecido. O julgamento ocorreu no dia 30/5.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

AGU afasta responsabilidade de procuradores por atraso em pagamento de benefício previdenciário em Goiás

A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, a responsabilidade de procuradores federais por atraso na concessão de dois benefícios previdenciário em Goiás. Com o posicionamento os procuradores conseguiram evitar o pagamento indevido de multa de quase R$ 30 mil pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

terça-feira, 19 de junho de 2012

Procuradores demonstram que visão monocular não configura invalidez para efeitos de concessão de benefício previdenciário

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou que visão monocular não configura invalidez. Por esse motivo, conseguiu afastar, na Justiça, o pedido de pensão por morte vitalícia de filha, maior de 21 anos, de servidor público do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 
A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) explicaram que segundo os laudos médicos oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Previdência Social, a visão monocular não torna o portador inválido e inapto a trabalhar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto concede aumento na dedução do imposto de renda para quem adote ou tenha menor sob guarda judicial

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n°942/2011, de autoria do deputado Carlinhos Almeida, que acrescenta o § 2º ao art.4º, Lei nº9.250/95, visando dobrar o valor deduzido por dependente adotado ou sob guarda judicial.
Conforme a proposta do deputado será deduzido em dobro o imposto de renda quando: a) for adotado após processo judicial iniciado quando tinha dois anos de idade ou mais;

domingo, 17 de junho de 2012

Autorizada laqueadura em adolescente de 15 anos

A 8ª Câmara Cível do TJRS autorizou a realização de laqueadura tubária em uma adolescente de 15 anos, portadora de doença mental, que teve filho em dezembro de 2011.
O Juízo do 1º Grau havia considerado o pedido improcedente. No TJRS, a sentença foi reformada, autorizando a laqueadura na adolescente.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo