sábado, 24 de março de 2012

Processo sobre união homoafetiva concomitante com união estável tem repercussão geral

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a existência de repercussão geral na questão constitucional alusiva à possibilidade de reconhecimento jurídico de uniões estáveis concomitantes (sendo uma delas de natureza homoafetiva e outra, de natureza heteroafetiva), com o consequente rateio de pensão por morte. O processo é um Agravo em Recurso Extraordinário (ARE 656298) contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE), que negou seguimento a recurso extraordinário de uma das partes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Exercício de atividade urbana intercalada não impede a concessão de benefício previdenciário à trabalhador rural.

Nesta sexta será visto uma das jurisprudências que foram precedentes para a Súmula 46 da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federias a qual diz: O exercício de atividade urbana intercalada não impede a concessão de benefício previdenciário de trabalhador rural, condição que deve ser analisada no caso concreto. A seguir segue a decisão para análise dos amigos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Previdência privada não pode cobrar de quem preenche os requisitos para receber benefício

A União Brasileira dos Servidores Postais e Telegráficos - USPT entrou com uma ação na Justiça contra o Instituto de Seguridade Social dos Correios - POSTALIS para que deixe de cobrar a contribuição dos associados que já preencheram os requisitos necessários para o recebimento do benefício complementar, devolvendo o que já foi pago indevidamente.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Segurados devem ficar atentos a cartas falsas sobre revisão de benefícios

A Previdência Social tem recebido vários questionamentos de aposentados e pensionistas que dizem ter recebido correspondência apontando valores que teriam direito a receber a título de revisão de seu benefício. Atualmente, a Previdência Social está fazendo a revisão administrativa de benefícios concedidos entre 1991 e 2003 que tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data de sua concessão. No entanto, não estão sendo enviadas cartas e que a revisão pelo teto independe do requerimento do beneficiário.

terça-feira, 20 de março de 2012

TNU garante benefício por incapacidade a portador de HIV

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) garantiu a um segurado do INSS, portador do vírus HIV, o direito de receber o benefício de amparo assistencial ao deficiente (LOAS), apesar de o laudo pericial ter concluído por sua capacidade laborativa. Ao decidir nesse sentido na sessão do dia 29 de fevereiro, a TNU negou o pedido do INSS, que pretendia suspender o pagamento do benefício, já concedido na justiça de 1º grau e confirmado pela Turma Recursal.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto dispõe sobre perda do cargo para crimes de apropriação indébita previdenciária

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n. 3.193/2012, de autoria do deputado Davi Alcolumbre, o qual acrescenta § 4º ao art. 168-A do Decreto-Lei nº 2.848 (Código Penal) dispondo sobre perda de cargo, função ou emprego público em caso de condenação por apropriação indébita previdenciária.

domingo, 18 de março de 2012

Plano de Saúde indenizará cliente por não prestar serviço previsto em contrato

Em pouco mais de dois meses, a demanda de uma cliente de um plano de saúde viu sua Ação de Rescisão de Contrato, Restituição e Indenização por Danos Morais ser resolvida pelo 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Santa Maria. Em maio do ano passado, ela aderiu a um plano de saúde básico, pagou pelo cadastramento o valor de R$ 317,94 (trezentos e dezessete reais e noventa e quatro centavos), mas nunca conseguiu usar os serviços contratados, sendo obrigada a pagar pelos exames e consultas médicas de que necessitava naquele período, mesmo tendo recebido do plano contratado um número referente à sua "carteirinha".

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo