sábado, 26 de junho de 2010

Greve dos médicos peritos do INSS é legal, mas 50% dos servidores devem manter o atendimento

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarou legal a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciada no último dia 22. Por se tratar de atividade pública essencial, o ministro determinou que 50% desses servidores mantenham o trabalho em cada unidade administrativa, operacional e de atendimento ao público, sob pena de multa diária de R$ 50 mil à Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

AGU garante cumprimento de Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (PFE/INSS), garantiu, na Justiça, que fosse cumprido o Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul entre Brasil e Paraguai.
No caso, a segurada requeria, na Justiça, que fosse reconhecido pelo INSS o tempo de trabalho rural exercido entre 1977 e 2006, no Paraguai, para fins de obtenção, no Brasil, de benefício previdenciário. O pedido foi julgado, em primeira instância, como procedente, determinando que o INSS pagasse a aposentadoria da autora.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Novo conceito de deficiência física instituído por Convenção Internacional é adotado nas defesas do INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (PFE/INSS) divulgaram uma nova tese jurídica para subsidiar a atuação dos procuradores nas ações judiciais que envolvam a concessão de benefícios para deficientes físicos. A nova "defesa mínima", como é chamada este tipo de tese, analisa o novo conceito de deficiência criado pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, já incorporado pela Constituição Federal de 1988.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aposentadoria especial ao servidor público amparado por mandado de injunção

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH/MP N° 6, DE 21 DE JUNHO DE 2010
Estabelece orientação aos órgãos e entidades integrantes do SIPEC quanto à concessão de aposentadoria especial de que
trata o art. 57 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 (Regime Geral de Previdência Social), aos servidores públicos federais

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pensão de servidor remanejado para outro órgão deve ser calculada sobre salário de cargo anterior

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, que a pensão de ex-servidor do Instituto Brasileiro do Café (IBC) fosse paga de acordo com o cargo ocupado por ele na já extinta autarquia, e não proporcional ao cargo para o qual foi remanejado no Ministério da Fazenda. No caso, a viúva entrou com ação na Justiça para solicitar aumento no valor da pensão.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Projeto aumenta a pena para crime de estelionato contra idosos.

Nesta segunda-feira trago o Projeto de Lei 6.920, do deputado Márcio Marinho, o qual está tramitando na Câmara dos Deputados, e trata sobre os crimes de estelionato cometidos contra os idosos. Atualmente, as penas para o crime de estelionato são multa e reclusão de um a cinco anos, entretanto com o projeto de lei serão aumentadas de metade quando o crime for praticado contra pessoa com 60 oumais anos de idade.

domingo, 20 de junho de 2010

União deve fornecer remédio para tratamento de câncer de pele

A 6.ª Turma do Tribunal Regional da Primeira Região confirmou que a União deve fornecer medicamento para portador de câncer de pele, no caso, linfoma não Hodgkin Difuso de grandes células B CD 20. Liminar de primeira instância determinou que o remédio Mabthera fosse entregue ao paciente no prazo de 20 dias, sob pena de multa diária de mil reais.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo