domingo, 20 de junho de 2010

União deve fornecer remédio para tratamento de câncer de pele

A 6.ª Turma do Tribunal Regional da Primeira Região confirmou que a União deve fornecer medicamento para portador de câncer de pele, no caso, linfoma não Hodgkin Difuso de grandes células B CD 20. Liminar de primeira instância determinou que o remédio Mabthera fosse entregue ao paciente no prazo de 20 dias, sob pena de multa diária de mil reais.

A União recorreu ao TRF, alegando que orientação recente do Supremo Tribunal Federal alerta para a necessidade de se observar a lista prévia de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que a aplicação ocorra de forma racional em benefício da saúde de toda a população. Argumentou também que nos casos específicos de câncer deve ser observada uma sequência de atos no tratamento médico, e não apenas o simples fornecimento de medicamentos, como em outros tipos de doença. Por essa razão, a concessão do remédio por meio judicial afronta diretamente os procedimentos previstos pelas políticas públicas previstas para esses casos.

O processo foi relatado pela desembargadora federal Maria Isabel Galloti Rodrigues, que confirmou a legitimidade da União para figurar no polo passivo da demanda, o que havia sido contestado no recurso. Isso, em razão de a Constituição Federal prever que "o sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes".

Em seu voto, a magistrada considerou relevantes os argumentos da União, mas entendeu presentes a plausibilidade do direito invocado e o risco de lesão irreparável com o decurso do tempo. Explicou que laudo médico atestou que, no caso de pacientes com o linfoma não Hodgkin Difuso de grandes células B CD 20, não existe outro tratamento que substitua a indicação de "CHOP" + Mabthera, sendo que a não-prescrição desse medicamento implica menor sobrevida e chance de vida.

A decisão ressaltou que ficou evidente não existirem alternativas de tratamento menos custosas e tão eficientes como a escolhida para o autor da ação, devendo, então, a União fornecer o medicamento.
Agravo Regimento no AI 2009.01.00.033315-7/MG

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo