sábado, 3 de novembro de 2012

Trabalho voluntário é livre da incidência de contribuição à previdência social

“Trabalho voluntário [...] não enseja contraprestação econômica. Sendo gratuito e prestado sem vínculo empregatício, não há que se falar em fato gerador de contribuições destinadas à Seguridade Social”. Esse foi o entendimento do relator, juiz federal convocado Fausto Mendanha Gonzaga, da 6.ª Turma Suplementar, em julgamento de apelação proposta a esta corte pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Decisão questiona validade da Emenda Constitucional n.41/2003

Nesta sexta-feira será visto uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que anulou os efeitos da reforma da Previdência Social, Emenda n.41/2003, tendo como base a tese de que ela foi aprovada pelo Congresso Nacional meidante a compra de votos pelo esquema do mensalão. A seguir segue a decisão para análise dos amigos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Previ não pode adotar índices próprios para atualização monetária de fundos de pensão

Para correção das contribuições de participante, a entidade de previdência privada deve adotar índices oficiais de correção monetária, compatíveis com a real desvalorização monetária ocorrida no período. Esse foi o entendimento da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar recurso especial interposto pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Entrega de requerimento administrativo suspende prescrição até a resposta do INSS

Se o segurado entregou ao INSS requerimento administrativo de pagamento de benefício previdenciário, permanece suspenso o prazo prescricional até que a autarquia comunique sua decisão ao interessado. Ou seja, o prazo em que legalmente o segurado perderia o direito de acionar o Judiciário para requerer o seu direito fica suspenso até que o INSS responda formalmente ao pedido. Com este entendimento, a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) deu provimento a pedido de uniformização em sessão de julgamento realizada em 17 de outubro.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

TRF2 condena filha de militar que sacava pensão em nome da mãe que já havia falecido. Após processada, ré pediu indenização por danos morais

A Sexta Turma Especializada do TRF2 condenou, por unanimidade, filha de pensionista do Exército a restituir R$ 3.679,10 à União. O valor é referente aos saques que ela efetuou, entre os períodos de outubro de 1988 e agosto 1989, da conta de sua mãe, legítima beneficiária, mas já falecida na época.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto mantém concessão de benefício a quem tenha deixado de contribuir.

Nesta segunda-feira será visto o Projeto de Lei n.42/2010, de autoria do Senador Paulo Paim, o qual acrescenta o art.26-A a Lei n. 8.212/91 e altera a redação dos arts.15,74 e 102 da Lei n. 8.213/91.
De acordo com a proposta manterá a qualidade de segurado, por tempo indeterminado e independentemente de novas contribuições, aquele que tiver contribuido para a previdência social pelo período de 15 anos, o qual terá direito ao benefício de Pensão Por Morte mesmo que tenha deixado de contribuir para a previdência.

domingo, 28 de outubro de 2012

Plano deve pagar prótese para artéria

A Unimed foi condenada a pagar R$ 22 mil de indenização por danos materiais para ressarcir a cirurgia no coração realizada pelo advogado S.C.P. em 2007. Ele foi obrigado a assumir os custos da instalação de duas próteses (stents) que evitam entupimento das artérias coronárias, após a empresa de plano de saúde se negar a pagar o procedimento médico. A decisão é da juíza da 1ª Vara Cível de Belo Horizonte, Soraya Hassan Láuar.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo