sábado, 19 de junho de 2021

TRF3 concede auxílio-acidente a metalúrgico com sequelas decorrentes de atropelamento

Laudo pericial atestou redução da capacidade para o exercício do trabalho 
A Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceder auxílio-acidente a um metalúrgico que ficou impossibilitado de exercer a profissão, devido a sequelas de acidente de trânsito. 

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Decisão trata sobre recebimento indevido

Nesta sexta-feira será visto uma jurisprudência que trata sobre a condenação de uma mãe pelo recebimento ilegal de pensão por morte de filha, cuja a guarda ela não possuía. Abaixo segue a decisão para análise dos amigos. 
EMENTA 
PENAL E PROCESSUAL PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. ART. 171, §3º, DO CÓDIGO PENAL. RECEBIMENTO IRREGULAR DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. AUTORIA, MATERIALIDADE E DOLO DEMONSTRADOS. DOSIMETRIA ADEQUADA. APELAÇÃO DESPROVIDA. 

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Tribunal concede aposentadoria por invalidez para dona de casa que sofre de fibromialgia e depressão

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em decisão unânime, reformou uma sentença da Justiça Federal gaúcha e determinou o reestabelecimento do pagamento de auxílio-doença com conversão em aposentadoria por invalidez para uma dona de casa de 55 anos, residente em Canoas (RS), que sofre de fibromialgia e de depressão. O julgamento do colegiado foi proferido em sessão virtual realizada na última semana (20/5). 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

AGU assegura ressarcimento ao INSS de benefício assistencial pago indevidamente

Prejuízo ao erário chegou a cerca de R$ 60 mil. 
A Advocacia-Geral da União confirmou na Justiça que um cidadão de Mato Grosso terá de devolver valores recebidos indevidamente do benefício assistencial de amparo ao portador de deficiência. Ele é acusado de fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter o auxílio financeiro. O caso foi descoberto em investigações da Polícia Federal. 

terça-feira, 15 de junho de 2021

Motoboy com doença cardíaca deve receber auxílio do INSS até ser reabilitado para outra profissão

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu provimento ontem (19/5) ao recurso de um homem de 47 anos, que trabalhava como motoboy, e determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reestabeleça o pagamento de auxílio-doença. Os magistrados que compõem o colegiado entenderam que as enfermidades deixaram o segurado incapacitado temporariamente para o trabalho e ele deve receber o benefício previdenciário até que seja reabilitado para o exercício de outra profissão. A decisão foi proferida por unanimidade em sessão virtual de julgamento. 

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Proposta trata sobre o parto prematuro

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei nº 503/2019, de autoria do Deputado Sergio Souza, o qual altera o art.71 da Lei 8.213/91(Lei de Benefícios da Previdência Social). 
Conforme a proposta na hipótese de parto prematuro, o prazo pelo qual é devido o salário-maternidade será acrescido do número de dias decorridos entre o parto e a alta hospitalar da criança. 

domingo, 13 de junho de 2021

Filha de militar falecido tem mantido direito a plano de saúde do Exército

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve o direito ao renovamento de cadastro no Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) a uma pensionista militar de 29 anos, cujo pai, terceiro-sargento da reserva remunerada, faleceu. O pedido havia sido indeferido na esfera administrativa e pelo juízo de 1º grau. A decisão unânime da 4ª Turma ocorreu em sessão telepresencial na última quarta-feira (7/3).

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo