sábado, 22 de janeiro de 2011

Atividade insalubre tem que constar em relação do MTE para dar direito a adicional

A empresa Doux Frangosul S.A. – Agro Avícola Industrial, inconformada com a decisão do TRT da 4.ª região (RS) recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho para se eximir do pagamento de adicional de insalubridade reclamado por empregado que trabalhava num aviário.
O empregador defendeu-se sob o argumento de que o trabalhador executava suas atividades de limpeza do aviário com a utilização de equipamento adequado (EPI) a ele fornecido a fim de eliminar os agentes nocivos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ressarcimento de créditos de Contribuição para o PIS/Pasep e para Cofins

PORTARIA Nº.7, DE 14 DE JANEIRO DE 2011
Institui procedimento especial de ressarcimento de créditos de Contribuição para o PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) acumulados em regime não-cumulativo em decorrência do benefício previsto no § 8º do art. 14 da Lei nº 11.033, de 21 de dezembro de 2004. 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Procuradoria assegura necessidade de prévio requerimento administrativo para solicitar benefício previdenciário antes de ingressar com ação judicial

É necessário prévio requerimento administrativo para solicitar o benefício previdenciário antes de ajuizar demanda judicial com o mesmo objetivo. Esse entendimento defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) foi confirmado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) ao julgar uma ação judicial sobre o assunto. A tese está entre os assuntos incluídos no "Caderno de Memoriais 2009" elaborado pela Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional de Seguro Social (PFE/INSS).

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Usuário de mão de obra terceirizada responde por contribuição previdenciária

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, mesmo antes da Lei n. 9.711/98, o INSS podia cobrar as contribuições relativas a trabalhadores terceirizados da empresa em que eles executavam suas tarefas, em vez daquela que os registrava como empregados e cedia sua mão de obra mediante contrato de prestação de serviços.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fator previdenciário deve voltar à pauta do Congresso

A pauta da Câmara na nova Legislatura já começa com um problema a ser resolvido: o que fazer com o fator previdenciário. O novo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, admitiu que o fator prejudica os aposentados, e aceita a possibilidade de substituí-lo pelo aumento da idade mínima para a aposentadoria. Sua equipe técnica está estudando a forma de fazer isso sem que a troca acarrete aumento do déficit das contas do INSS — que vai para R$ 42 bilhões em 2011, se for mantido o salário mínimo em R$540,00.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fundos previdenciários poderão conceder empréstimo consignado

Nesta segunda-feira iremos analisar o Projeto de Lei n. 7.766/2010, de autoria do Deputado Celso Maldaner, o qual altera a Lei dosRegimes Próprios de Previdência Social (lei n.9.717/98), nos artigos 1º, III e 6º, V, visando a permitir o empréstimo consignado com recursos de fundos previdenciários de servidores públicos aos seus segurados.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Plano de saúde é obrigado a fornecer cuidados médicos em casa de paciente

O TJRN determinou que o plano de saúde Smile-Assistência Internacional de Saúde de Natal forneça o serviço de “home care”, que consiste em cuidados médicos e hospitalares em casa a uma paciente menor de idade. A menina possui contrato com a Smile que prevê esse tipo de atendimento, mas alegou que quando precisou do serviço teve que aguardar uma “liberação” por cinco dias. A decisão, proferida pela 2ª Câmara Cível do TJRN, manteve a sentença proferida pelo juízo da 4ª Vara Cível da Comarca de Natal.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo