sábado, 16 de abril de 2011

Aposentadoria por invalidez é prova da perda definitiva da capacidade para o trabalho

O artigo 42 da Lei 8.213/91 estabelece que a aposentadoria por invalidez é devida ao segurado que for considerado incapaz e que não puder ser reabilitado para realizar atividade que lhe garanta a subsistência. Nesse contexto, toda aposentadoria por invalidez pressupõe a perda definitiva da capacidade para o trabalho. Com esse fundamento, a 4a Turma do TRT-MG julgou desfavoravelmente o recurso de uma seguradora que não se conformou em ter que pagar indenização por seguro de vida e invalidez ao trabalhador aposentado pelo INSS.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Perda da qualidade de segurado não ocorre quando existente a incapacidade para o trabalho.

Nesta sexta veremos uma decisão relativa a perda da qualidade de segurado, a qual não ocorre quando se comprova que o trabalhador deixou de contribuir para a Previdência Social em razão de incapacidade para o trabalho. Abaixo segue a decisão.
EMENTA
PREVIDENCIÁRIO. PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO. NÃO OCORRÊNCIA. REQUISITOS COMPROVADOS. CONCESSÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EC 62/2009 cria novas regras para o pagamento

Uma série de mudanças, decorrentes da edição da Emenda Constitucional 62/2009, alterou a forma de expedição e pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs) no âmbito da Justiça Federal de 1º e 2º graus.As alterações foram regulamentadas pela Resolução 122/2010 do CJF. A EC estabelece, por exemplo, que sobre os precatórios incluídos na proposta orçamentária de 2011, incidirá o índice oficial de remuneração básica da caderneta de poupança (TR – Taxa Referencial), com acréscimo de juros de 6% a.a. aos precatórios parcelados a partir da segunda parcela. Confira as principais mudanças:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Seminário discute mudanças na previdência social

Hoje discutiremos a reforma da previdência social, a qual foi objeto de um debate no seminário “O futuro da previdência no Brasil”.
Uma das discussões foi sobre o fim do fator previdenciário e a implantação de uma idade mínima para a concessão da aposentadoria, pois, mesmo com o fator previdenciário as pessoas continuam se aposentando cedo, conforme Leonardo Rangel(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA).

terça-feira, 12 de abril de 2011

Empregador é obrigado a depositar FGTS durante licença acidentária

De acordo com a legislação que trata do Fundo de Garantia, o depósito na conta vinculada do FGTS é obrigatório quando o empregado se afastar do serviço em decorrência de licença médica que teve como causa um acidente do trabalho. Foi com base nesse conjunto de leis, especialmente a Lei nº 8.036/90 e o Decreto nº 99.684/90, que a Turma Recursal de Juiz de Fora manteve a condenação da empresa reclamada ao recolhimento dos depósitos de FGTS do período em que o reclamante ficou afastado de suas atividades profissionais, recebendo auxílio-doença acidentário.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto veda o comparecimento de idoso enfermo aos órgãos públicos.

Nesta segunda será analisado o projeto de lei n. 3.210/2008, de autoria da deputada Rebecca Garcia, que acrescenta o § 5º e 6º ao art.15 da lei n.10.741/2003, vedando a exigência do comparecimento do idoso enfermo aos órgãos públicos e assegurando-lhe o atendimento domiciliar para obtenção do laudo de saúde.

domingo, 10 de abril de 2011

Portador de câncer é isento de pagar IR mesmo que não apresente sintomas recentes

O contribuinte aposentado que sofre de câncer tem direito à isenção do pagamento de imposto de renda sem a necessidade de demonstrar a existência de sintomas recentes. Também não é necessária a indicação de data de validade do laudo pericial ou comprovação de possível recaída da doença, uma vez que o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é no sentido de diminuir o sacrifício do inativo, aliviando os encargos financeiros relativos ao acompanhamento médico e remédios. Com essa decisão, a Segunda Turma, com base em voto da ministra Eliana Calmon, conheceu em parte, mas negou provimento ao recurso especial do Distrito Federal contra R.A.G., militar da reserva.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo