sábado, 28 de novembro de 2009

Quinta Turma equipara função de vigia patrimonial à de guarda para fins de aposentadoria

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a profissão de vigia patrimonial, que no desempenho da sua função fica exposta a riscos para impedir ação criminosa, também tem direito à aposentadoria especial, da mesma forma que a do guarda. O Tribunal rejeitou recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tinha como intuito mudar acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF1).

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novos aposentados do INSS terão que se recadastrar todo ano a partir de 2010

Os novos aposentados e pensionistas do INSS serão obrigados a fazer recadastramento anual com prova de vida a partir do ano que vem. Os bancos pagadores serão os responsáveis pelo procedimento. Para os benefícios atuais, está em estudo modelo semelhante.
A medida foi anunciada ontem à noite pelo Ministério da Previdência Social, em resposta aos resultados de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que identificou pagamento de benefícios a 33.104 segurados já mortos, por falta de cruzamento de dados eficiente no sistema de óbitos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comissão aprova obrigação de avisar empregado sobre contribuições

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 7329/06, do Senado, que obriga as empresas a informar mensalmente ao empregado suas contribuições ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e também obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a enviar a todos os segurados o extrato relativo ao recolhimento de suas contribuições para o RGPS.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Salário mínimo sobe 71% mais do que aposentadoria

Todo ano, quando se aproxima a época do reajuste do salário mínimo, um tema volta a dominar os debates: os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência estão sendo corrigidos abaixo do que deveriam. Em outras palavras, os aposentados que ganham mais que o mínimo estariam sendo "roubados".

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lei não pode retroagir para prejudicar trabalhador, confirma TNU

O tempo de serviço é disciplinado pela lei vigente ao tempo em que é prestado. Por isso, quando surge uma lei nova que estabelece uma restrição à contagem do tempo de serviço de um trabalhador, não pode ser aplicada retroativamente. Esse foi o entendimento confirmado por unanimidade pela Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, reunida no dia 16 de novembro, em Recife (PE).

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aposentados insistem para governo aceitar plano Paim

O embate entre governo federal e aposentados deve ter novo round na segunda-feira, quando se reúnem para tentar encontrar uma proposta comum e encaminhá-la ao Planalto.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, Warley Gonçalles, a ideia é tentar fechar uma proposta de reajuste próximo de 9% para todos benefícios e não apenas para quem ganha até um salário mínimo, além de tentar garantir a aprovação do chamado “kit Paim” – conjunto de quatro propostas do senador gaúcho Paulo Paim (PT) que concede correção aos aposentados e acaba com o fator previdenciário, criado nos anos 90 para desencorajar as aposentadorias precoces.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo