sábado, 11 de fevereiro de 2012

INSS é responsabilizado por prestação de serviços

A 1ª Turma do Tribunal do Trabalho da Paraíba resolveu, por unanimidade, dar provimento parcial ao recurso ordinário, impetrado por um empregado da Empresa de Serviços de Vigilância Ltda. - Emconvi, que prestou serviços como vigilante no posto de serviços da Previdência Social.
A ação foi ajuizada contra a Emconvi e contra a Previdência Social sob a alegação de que o órgão público se beneficiou dos serviços prestados pelo reclamante sem preocupar-se com o cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa terceirizada.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Contribuição social das cooperativas de trabalho.

Nesta sexta a jurisprudência a ser vista trata sobre a contribuição social das cooperativas de trabalho. No presente caso a autora buscou a declaração de inconstitucionalidade do art. 1°,II, da Lei Complementar n.84/1996, porém o tribunal seguindo posicionamento do Supremo Tribunal Federal entendeu como constitucional a instituição de tal contribuição, conforme a seguir se nota.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Correntista da Caixa vai acessar extrato do INSS

Os 57 milhões de correntistas da Caixa Econômica Federal poderão acessar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o cadastro de contribuições do INSS, nos caixas eletrônicos e pela internet.
Os clientes do banco que são segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão direito, por mês, a um extrato de graça do órgão no caixa eletrônico.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

INSS busca reaver pensões por acidente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai cobrar dos motoristas que provocaram acidentes de trânsito os benefícios previdenciários pagos às vítimas que tiverem de se afastar do trabalho. Segundo o procurador-geral do INSS, Alessandro Stefanutto, o órgão já está investigando alguns casos e, se for comprovado o dolo, entrará com ações regressivas na Justiça para pedir ressarcimento dos valores pagos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Impedida concessão indevida de aposentadoria especial a mulher que já recebia pensão pela morte do marido em Goiás

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu demonstrar, na Justiça, que seria ilegal a concessão de aposentadoria rural por idade a uma mulher do estado de Goiás que não conseguiu comprovar que tinha trabalhado como agricultora no período exigido por lei.
A Procuradoria Federal do Estado de Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PF/INSS) demonstraram que os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) comprovam que a solicitante é pensionista de seu marido, na condição de comerciário, desde 2004, o que descaracterizaria sua qualificação de segurada especial, como trabalhadora rural.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contagem de tempo extra para garimpeiros

Nesta segunda será visto o projeto de lei n.1.637/11 (PLS 34/10), do Senado Federal, de autoria do Senador Gilberto Goellner, o qual acrescenta o art.51-A a Lei n.8.213/91(Lei de Benefícios da Previdência Social).
A proposta visa conceder aos garimpeiros empregados e contribuintes individuais o acréscimo de 25% a mais no cômputo do tempo de contribuição para fins de concessão de aposentadoria por idade, inclusive para fins de diminuição do período de carência.”

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Estado deve fornecer medicamento para portadora de doença na medula óssea

A juíza Joriza Magalhães Pinheiro, respondendo pela 8ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, determinou que o Estado do Ceará forneça o medicamento “Decitabina” à paciente M.L.P.S.. Ela é portadora de síndrome mielodisplásica, doença que afeta a medula óssea.
Segundo os autos (nº 0187703-49.2011.8.06.0001), M.L.P.S. encontra-se em estado grave e corre risco de morte caso não faça uso da referida medicação. Ela necessita de cinco frascos de “Decitabina”, sendo que cada um está avaliado em R$ 5 mil. Como não possui condições financeiras, ingressou na Justiça com pedido de tutela antecipada.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo