sábado, 12 de março de 2011

INSS será ressarcido por empresa do Amapá que não seguiu normas de segurança do trabalho

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja ressarcido por gastos com segurada decorrente de acidente de trabalho em empresa que não seguia normas de segurança.
A empregada da Y. Yamada S.A. Comércio e Indústria sofreu o acidente no dia 16/06/2005, ocorrido no açougue do supermercado Yamada, em Macapá (AP), que resultou na mutilação de sua mão esquerda. Em função da incapacidade para o trabalho, o INSS concedeu à trabalhadora o beneficio de auxílio doença por acidente de trabalho.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Declaração de morte presumida para fins previdenciários

Nesta sexta-feira trago uma jurisprudência relativa a morte presumida, ou seja, aquelas situações em que ocorre o desaparecimento de um dos segurados sem que tenha sido encontrado o corpo para a comprovação da morte, mas devido as circunstâncias ocorridas é presumida a morte do segurado. Abaixo segue a jurisprudência com maiores explicações sobre o tema.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Advocacia-Geral consegue economia de mais R$ 3,8 mi aos cofres públicos em ação envolvendo pagamento de benefício previdenciário

A atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu evitar, na Justiça, pagamento excessivo de benefício de pensão por morte a dependente de ex-funcionário da Caixa Econômica Federal. Na ação, era requerido um valor três vezes maior do que o realmente devido pelo INSS. A vitória da União garantiu economia de R$ 3,8 milhões aos cofres públicos da Previdência Social.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Auxílio-doença deve ser pago até nova habilitação profissional do segurado

Foi confirmada sentença da comarca de Joinville (SC) que determinou o restabelecimento de auxílio-doença, a ser pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a segurado. A decisão garante o recebimento do benefício até que ele tenha condições de atuar em atividade diversa à exercida, que o levou a desenvolver doença profissional em decorrência de esforço repetitivo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Confirmada decisão que impede aposentado de acumular benefícios do INSS

Foi confirmada sentença da comarca de Criciúma (SC) que negou a um aposentado a acumulação de aposentadoria e auxílio-acidente. Ele ajuizou a ação contra o INSS com a alegação de que se aposentou em 1995 por tempo de contribuição, e afirmou que contraiu doença auditiva e problemas na coluna em decorrência do seu trabalho. Assim, requereu a concessão de auxílio-acidente junto com o outro benefício.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Projeto altera cálculo do auxílio-doença.

Nesta segunda-feira de feriadão para muitos aproveito para trazer mais um projeto de lei que visa alterar a legislação previdenciária. O projeto de lei n.1291/2007, de autoria do Deputado Aloizio Mercadante, o qual visa racionalizar a concessão de benefício previdenciário e combater as fraudes e irregularidades. A proposta altera o art.68 da lei 8.212/91 (Custeio da Previdência) e o art.23-A, 29, 74 e 103-A da lei 8.213(Benefícios da Previdência).

domingo, 6 de março de 2011

Plano de saúde é condenado a cobrir exames urológicos para titular e seus dependentes

Uma usuária do Plano de Saúde MED MAIS Assistência Médica conseguiu uma liminar que determina que a empresa autorize a realização de exames para tratar um tumor na região da genitália de seu filho. A decisão é da 9ª Vara Cível de Natal.
Na ação, a autora informou que é usuária dos serviços de assistência médica e hospitalar prestados pelo plano, e que, no dia 21 de junho de 2010, seu filho foi incluído como dependente no plano familiar. Após a inclusão, seu filho foi acometido por doença grave, sendo recomendada, por um médico urologista, a realização de tratamento de "Orquiectomia esquerda por via inguinal", para a retirada de suposto tumor localizado no testículo do paciente.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo