sábado, 12 de fevereiro de 2011

Plano de previdência é condenado a pagar seguro de mais de R$ 250 mil

A Bradesco Vida e Previdência foi condenada a pagar R$ 250.733,00 a um militar reformado, em decorrência de seguro de vida por invalidez funcional. A decisão é da juíza Francisca Francy Maria da Costa Farias, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, do Fórum Clóvis Beviláqua.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Devolução de valores recolhidos indevidamente.

Nesta sexta, a jurisprudência a ser analisada é referente a uma situação muito comum que acontece com nossos segurados. O segurado solicita seu benefício junto ao INSS, porém este é negado administrativamente, por este motivo busca a justiça para fazer valer o seu direito, mas como todos nós sabemos a justiça nem sempre é rápida, assim buscando não perder a qualidade de segurado junto ao INSS o segurado continua contribuindo para a previdência.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Autorizada a cumulação de proventos a aposentado sujeito a dois regimes de previdência

A 2.ª Turma do TRF da 1.ª Região reconheceu a legalidade da acumulação das aposentadorias nos cargos de consultor legislativo do Senado Federal e de auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Em sentença de 1.º grau ficou determinada a implementação da aposentadoria compulsória por idade em favor do aposentado, no cargo por ele ocupado no Senado Federal, respeitando-se o disposto no §11 do art. 40 da Constituição Federal.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TRF2: Alta programada do INSS é inadmissível

O sistema de altas programadas do INSS “é inadmissível, pois o benefício concedido só pode ser suspenso depois de o segurado ser submetido a nova perícia médica”. Acompanhando essa conclusão da desembargadora federal Liliane Roriz, a 2ª Turma Especializada do TRF2 confirmou sentença da Justiça Federal de Volta Redonda (sul fluminense), que condenou a autarquia a restabelecer o auxílio-doença de uma idosa que sofre de artrose e era faxineira. Ainda nos termos da decisão, o benefício deverá ser convertido em aposentadoria por invalidez, devendo ser pagos os atrasados, corrigidos monetariamente, desde que ficou comprovada a incapacidade permanente da segurada.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Recurso repetitivo confirma: cedentes de mão de obra são isentos da contribuição previdenciária

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o entendimento de que a empresa contratante é responsável, com exclusividade, pelo recolhimento da contribuição previdenciária por ela retida do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviços. Assim, fica afastada, em relação ao montante retido, a responsabilidade supletiva da empresa prestadora, cedente de mão de obra.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Projeto dispensa indenização para reconhecimento de trabalho rural.

Nesta segunda será analisado o projeto de lei do senado n.302/2006, de autoria do senador Paulo Paim, o qual acrescenta o parágrafo 7 ao art.45 e o parágrafo único ao art.96, da lei de custeio (lei 8.212/91), isentando do pagamento de multa ao trabalhador que tenha exercido atividade rural em período anterior à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Plano de saúde não pode limitar sessões de fisioterapia

A Justiça Federal declarou nula uma cláusula contratual da Amil (Assistência Médica São Paulo S/A – Blue Life) que limitava a cobertura das sessões de fisioterapia aos clientes do plano de saúde da empresa, nos contratos de adesão celebrados antes de 3/9/1998. A decisão é do juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 2ª Vara Federal Cível em São Paulo.

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo