domingo, 29 de agosto de 2010

Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário

Não é costume meu colocar duas postagens no mesmo dia, porém para que os amigos possam se preparar hoje estou colocando a programação do VI Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário e o II Congresso de Direito Previdenciário do Mercosul, a ser realizado em Porto Alegre, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Embaixador, localizado na rua Jeronimo Coelho, n.354. Abaixo está a programação.


PROGRAMAÇÃO
(Poderão ocorrer alterações)
07 de Outubro (quinta-feira)

08h00min - Credenciamento

 
08h30min - "Conferência de Abertura - O CNJ E A JUSTIÇA DO SÉCULO XXI"
Dr. JEFFERSON KRAVCHYCHYN - Conselheiro do CNJ para o Bienio 2009/2011, representando a Classe dos Advogados. Ex-Presidente da OABSC 1.998/2000. Advogado Especialista em Gestão Previdenciaria

10h00min - Intervalo
1º Painel Previdência e Tributação


10h20min - "O modelo brasileiro de previdência: viabilidade econômica x direito social"

Dr. WAGNER BALERA – Doutor em Direito pela PUC/SP, Pós-Doutorado pela PUC/SP. Professor Titular de Direitos Humanos da PUC/SP. Membro do Corpo Editorial da Revista de Previdência Social. Autor de diversas obras de Direito Previdenciário, Associado benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP.

11h05min - “Financiamento da Previdência Social: Modelo Atual e Possibilidades de Mudança”

Dr. FÁBIO ZAMBITTE IBRAHIM – Auditor Fiscal da Receita Federal, Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Autor do livro “Desaposentação” (Impetus). Associado Benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário-IBDP.

11h50min – Questionamentos

12h10min a 14h00min - Almoço


2º Painel Benefícios por Incapacidade

14h00min - “Aspectos Polêmicos e Ilegalidades”

Dra. CLÁUDIA SALLES VILELA VIANNA – Advogada. Mestre em Direito pela PUC/PR. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Direito Previdenciário e em Direito do Trabalho da UNICURITIBA. Especialista integrante da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Associada Benemérita do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP. Autora de diversas obras jurídicas, com destaque para “Previdência Social Custeio e Benefícios” (LTR).

14h45min - “Especificidades dos Trabalhadores Rurais”

Dra. JANE LUCIA WILHELM BERWANGER – Advogada. Doutoranda em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Assessora Jurídica da FETAG/RS. Professora de Direito Previdenciário na Faculdade de Direito da UNISC e UFRGS. e de Pós-graduação em Direito Previdenciário em várias instituições. Vice - Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Autora do livro “Previdência Rural, Inclusão Social” (Juruá).

15h30min – Questionamentos

15h40min – Intervalo

3º Painel Servidores Públicos

16h00min - “A Regulamentação Legal da Aposentadoria Especial dos Servidores Públicos”

Dr. MARCELO BARROSO LIMA BRITO DE CAMPOS – Procurador do Estado de MG. Doutorando em Direito pela PUCMINAS. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Secretário-Geral e Representante Estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP em Minas Gerais. Professor do UNI-BH e da PUCMINAS. Diretor de Previdência do IAMG e da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG. Autor da obra: "Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos" (Juruá).

16h45min - “Regimes Próprios – Aspectos Relevantes”

Dr. ALEXANDRE S. MARDER - Mestre em Direito pela UFRGS. Professor da Universidade Feevale. Professor da Escola Superior de Direito Municipal – POA. Professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS – FMP. Procurador do Município de Porto Alegre. Chefe da Procuradoria do Previmpa. Advogado.

17h30min - Questionamentos


17h40min - “Previdência Complementar dos Servidores Públicos”

Dr. DANIEL PULINO – Professor de Direito Previdenciário na PUC/SP. Doutor e Mestre em Direito Previdenciário; Procurador Federal junto à Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

18h25min – Questionamentos

18h35min - Encerramento

08 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

1º Painel MERCOSUL - DEBATE

09h00min - “Seguridade Social do MERCOSUL”

Mediação: Brasil - Dr. MARCO ANTÔNIO VILLATORE – Pós-Doutorando em Direito Econômico pela Università degli Studi di Roma II, Tor Vergata. Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas/PR. Conselheiro do Instituto dos Advogados do Paraná. Membro da Associazione Italiana di Diritto Del Lavoro e della Sicurezza Sociale (AIDL ASS).

Debatedores:

URUGUAY – Dr. LUIS ALEJANDRO CASTELLO – Doutor em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Del Uruguay. Professor Adjunto da Universidad de la República. Professor da Universidad Católica del Uruguay Dámaso Antonio Larrañaga. Autor das obras "Normas Laborales y de Seguridad Social"; "Temas Prácticos Laborales"; "Anuario de Jurisprudencia Laboral".

ARGENTINA – Dr. HUGO ROBERTO MANSUETI – Advogado. Doutor em Ciencias Jurídicas pela Universidade Católica da Argentina. Professor Titular de Direito Constitucional e Direito do Trabalho e Seguridade Social da UCA. Consultor da Secretaria do Mercosul na área de de investigação sobre circulação de mão – de –obra. Autor das obras “Normas Usuales del Trabajo y la Seguridad Social”, “Derecho del Trabajo en el MERCOSUR” e “Direito Sindical no MERCOSUL”.


PARAGUAI – Dr. JORGE CRISTALDO MONTANER – Advogado. Doutor em Direito e Ciência Sociais. Professor titular de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Universidad Nacional de Asunción. Auto das obras “Integración: MERCOSUR También Existe” e “Armonización Normativa Laboral del MERCOSUR”.


10h15min – Questionamentos

10h25min – Intervalo

2º Painel PROCESSO PREVIDENCIÁRIO

10h45min - “Flexibilização da Coisa Julgada”

Dr. TEORI ZAVASCKI – Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Presidente da 1ª Seção biênio 2009/2011. Membro da Corte Especial. Doutor em Direito Processual Civil pela UFRGS. Professor na Faculdade Direito da UNB. Autor de diversas obras, dentre elas “Antecipação da Tutela (Saraiva)” e “Processo Coletivo - Tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos” (RT).

11h30min - “Jurisprudência Previdenciária da Turma Nacional de Uniformização”

Dr. JOÃO BATISTA LAZZARI - Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Especialista em Direito. Sanitário pela UnB; Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul, atuando na 1ª Turma Recursal de Santa Catarina.
12h15min - Questionamentos
12h25min ás 14h00min - Almoço

3º Painel BENEFÍCIOS DE APOSENTADORIA

14h00min - “Instrução Probatória do Tempo de Contribuição”

Dr. LUIZ CLÁUDIO FLORES CUNHA - Juiz federal do TRF da 2ª Região. Jurisdição no 6º Juizado Especial Federal do Rio de Janeiro/RJ. Professor dos Cursos de Extensão em Direito Previdenciário da Faculdade Cândido Mendes/ RJ.

14h45min - “A Inconstitucionalidade do art. 122 da lei 8.213/91”

Dr. DAISSON PORTANOVA – Advogado. Pós-graduado em Direito Constitucional e Processo Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Secretário da Comissão Especial de Seguridade Social e Previdência Complementar do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil/RS.

15h30min - Questionamentos

15h40min - Intervalo

4º Painel - questões controversas

16h00 - “Benefícios Assistenciais”

Palestrante a definir - Defensor Público da União

16h30min -
Palestrante a definir

17h00min - “Atividade Especial à Luz da Jurisprudência”

Dr. DANIEL MACHADO DA ROCHA - Juiz Federal do TRF da 4ª Região. Jurisdição na 2ª Vara de Novo Hamburgo. Doutorando em Direito pela PUC/RS. Diretor da Escola da Magistratura Federal da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul. Autor de das obras “Direito Fundamental à Previdência Social” e “Temas Atuais em Direito Previdenciário” (Livraria do Advogado).

17h30min - Questionamentos


17h40min - Conferência de Encerramento

Dr. PAULO AFONSO BRUM VAZ – Coordenador dos Juizados Especiais Federais da da 4ª. Regiao.

18h10min - Agraciamentos e Encerramento


20h30min - Jantar de Confraternização – Churrascaria Galpão Crioulo


09 DE OUTUBRO (SÁBADO)

Oficinas de Aprimoramento

Oficinas 1 à 10 - 8h30min às 10h15min

Oficinas 11 à 20 - 10h30min às 12h15min

Temas

1. Dano Moral no Direito Previdenciário – Suzani Andrade Ferraro

2. Revisões – Malcon Robert Lima Gomes
3. Desaposentação e Despensão - Adriane Bramante de Castro Landenthin
4. Aposentadoria por tempo de contribuição – Aspectos Controversos – Eugélio Muller
5. Processo Administrativo Previdenciário - Jane Lucia Wilhelm Berwanger
6. Regime Próprio dos Servidores Públicos – Marcelo Barroso Brito de Campos
7. Benefícios Rurais – Marcia Pierozan
8. Auxílio-Doença Acidentário – Claudia Salles Vilela Vianna
9. Previdência Complementar – Sidnei Cardoso
10. Processo Judicial Previdenciário – Anselmo Severo
11. Cálculos Previdenciários – Emerson Costa Lemes
12. Repercussão das Sentenças Trabalhista no Direito Previdenciário – Carlos Alberto Pereira de Castro
13. Aposentadoria Especial - Adriane Bramante de Castro Landenthin
14. Benefício Assistencial – Defensoria Pública
15. Revisões – Malcon Robert Lima Gomes
16. Pensão por morte – Simone Barbisan Fortes
17. Aposentadoria por idade – Rosangela Herzer dos Santos
18. Aposentadoria dos Profissionais da Saúde – Cleci Maria Dartora
19. Regimes Próprios - Para Gestores – (AGIP) - Valnei Rodrigues
20. Laudos Técnicos: Enquadramento Especial e Doenças Laborativas – Leonardo Zicarelli.

O congressita poderá participar de duas oficinas, desde que não conflite os horários, devendo enviar um e-mail com o assunto: oficina VI congresso, para
eventos@ibdp.org.br, informando a(s) oficina(s) de interesse. VAGAS LIMITADAS.
 
13h30min - Tribuna Livre
Assunto: Problemas da Advocacia Previdenciária


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

As inscrições deverão ser efetuadas no site do BDP
http://www.ibdp.org.br/eventos2.asp?id=37, com preenchimento completo do formulário que consta no próprio site. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail eventos@ibdp.org.br ou pelo telefone (41) 3082 7320.

INVESTIMENTO

CATEGORIA
até 10/08
até 10/09
até 07/10
Não sócio
R$ 460,00
R$ 520,00
R$ 575,00
Sócio
R$ 230,00
R$ 260,00
R$ 287,50
Graduandos
*Mediante comprovação
R$ 200,00
 
No valor da inscrição está incluso o material, certificado de 25 horas e jantar de confraternização.

Hospedagem e Pacotes Turistico a Preço Promocional

Agência Textur contato Mirian
http://www.textur.com.br/pacotes/pacote_previdenciario.htm
(51) 3023 7995 e (51) 9971 7731.

COORDENAÇÃO

Dra. Melissa Folmann
Dra. Jane Lúcia Wilhelm Berwanger
Dra. Vanessa Cenzi Farias

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo