segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Beneficiários do LOAS poderão realizar empréstimo consignado

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n. 2069/2011, de autoria do Senador Paulo Paim, o qual altera o art.6 da Lei n°10.820/03 (trata sobre autorização para desconto de prestações em folha de pagamento).

De acordo com a proposta os titulares de benefícios de aposentadoria, pensão e Benefício de Prestação Continuada - LOAS, poderão autorizar contrair empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil.
 
O autor justifica sua proposição dizendo que: "No entanto, não vemos justificativa para excluir dos proveitos trazidos pelo instituto do empréstimo consignado os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC), prestação assistencial devida aos idosos e aos deficientes carentes, conforme previsto no art. 203, V, da Constituição, e no art. 20 da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993).
O BPC, embora não seja de grande monta, sem dúvida representa importante fonte de recursos a seus beneficiários, haja vista tratar-se de pessoas muito pobres (renda familiar inferior a ¼ de salário mínimo per capita). No entanto, seu baixo valor não justifica a exclusão de seus titulares dos proveitos advindos da consignação em folha, mesmo porque boa parte dos segurados da Previdência Social recebe benefícios correspondentes a um salário mínimo, o mesmo valor do BPC. Além disso, a limitação da consignação a 30% do valor do benefício, de forma semelhante à prevista para os aposentados e pensionistas, seria suficiente para evitar que os titulares do BPC comprometessem parte substancial da sua já minguada renda mensal.
"
O projeto já foi aprovado pelo Senado e agora está na Câmara para análise e passará pela Comissão de Assuntos Sociais e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

11 Comentários:

Unknown disse...

sabe se já pode fazer emprestimo quem recebe LOAS?

Unknown disse...

quem recebe LOAS ja pode fazer emprestimo? o inss aceita?

Giovani Comberlato disse...

Prezada Bia,
Não cabe empréstimo consignado no benefício assistencial.

Unknown disse...

meu filho eh deficiente e recebe o BPC,já tentei fazer emprestimo no começo deste ano mais me negaram...
ontem fui ao banco tira um dinheiro de pensão-alimenticia e saiu aquele papelzinho dizendo:SEU CONTRATO DE CDC FOI ATUALIZADO. O que quer dizer isso,aguel pode me explicar?

silvana disse...

oi gostaria de saber si ja faz emprestimo bpc

silvana disse...

oi gostaria de saber si ja faz emprestimo bpc

silvana disse...

ola gostaria de saber si ja foi aprovavado a lei pra benificiarios loas bpc faserem emprestimo

silvana disse...

ola gostaria de saber si ja foi aprovavado a lei pra benificiarios loas bpc faserem emprestimo

Giovani Comberlato disse...

Bom dia Silvana,
Com relação ao seu questionamento, venho informar que o projeto ainda está na Câmara dos Deputados aguardando parecer do Relator na Comissão de Seguridade Social e Família.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

já estamos em 17 de setembro de 2016 , e nada até hoje ,recebo loas a mais de 3 anos ,e nunca consegui tirar um empréstimo consignado ,os políticos só fazem leis para seus benefícios e pode observar que eles aprovam com uma rapidez impressionante ,e esse projeto vem se arrastando a vários anos ,só esperando o cidadão falecer para que o mesmo não realize seus sonhos ,me desculpe mais não me sinto Brasileiro porque os políticos nao tratam seu povo como os filhos da pátria ...eles se estão acima de tudo se acham acima da lei é apenas um grande negócio ,e o povo continua sofrendo ...mais peço a Deus que viverei para ver grandes mudanças e que eles se cuidem pois o povo esta acordando .um Recado para os POLÍTICOS DESSE País horem seus mandatos trabalhei para o povo e DEUS OS receberás de braços aberto , se for de outra forma O CÃO TE Abraçaras por toda eternidade no INFERNO .

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo