quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Meu INSS: nova etapa com reconhecimento facial traz mais segurança para acessar serviços

Novidade vai facilitar conclusão automática de pedidos para alterar local ou forma de pagamento e desbloquear benefício para empréstimo.

A Central de Serviços Meu INSS tem novidade que trará mais segurança para os cidadãos: a comprovação da vivacidade (verificação de que é o segurado mesmo e não um retrato) por meio de reconhecimento facial nos serviços "Alterar Local ou Forma de Pagamento" e "Desbloqueio de Benefício para Empréstimo".

Os serviços podem ser acessados pelo Meu INSS, pelo aplicativo para celular ou em meu.inss.gov.br. Basta clicar em “Novo Pedido” e selecionar o serviço desejado.

Reconhecimento Facial
Ao pedir esses serviços pelo Meu INSS, o cidadão deve primeiro realizar o reconhecimento facial e, depois, seguir com a solicitação.

Mais Segurança
O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial (para checar se a imagem coletada bate com a do banco de imagens) e do nível de confiabilidade da conta gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor.

Telefone
Os cidadãos que não possuem internet podem fazer o pedido ligando para o telefone 135, não havendo mais a necessidade de agendamento do atendimento presencial.

Link: INSS

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Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

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