quinta-feira, 19 de julho de 2012

Procuradorias afastam responsabilidade do INSS por complementação de pensões de ex-ferroviários

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça Federal de Minas Gerais, a tese de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem legitimidade para responder por valores atrasados relativos a complementação de pensão de ex-ferroviários.

A Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) explicaram que a autarquia previdenciária é responsável apenas por repassar os valores. Além disso, os procuradores ressaltaram que o INSS não possui legitimidade para responder ação sobre pagamento judicial de valores sobre esta matéria. Os pedidos devem ser direcionados para a União, responsável pela aposentadoria dos ex-ferroviários, e o pagamento feito através de precatório.

O posicionamento foi apresentado para subsidiar uma ação em que dois pensionistas ex-ferroviários solicitaram um aumento de pensão correspondente a 100% dos vencimentos dos ferroviários ativos e aposentados beneficiários de complementação.

O Juízo da 18ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais concordou com os argumentos da AGU e reconheceu a ilegitimidade passiva do INSS de responder sobre o caso e isentou o pagamento de honorários advocatícios.

A PF/MG e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Ordinária 59702-69.2011.4.01.3800 - 18ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais.
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo