terça-feira, 23 de maio de 2017

AGU impede concessão de auxílio-doença a motorista que tentou burlar processo


A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, na Justiça, o pagamento de auxílio-doença indevido a um motorista que não estava incapacitado para o trabalho.

A atuação ocorreu após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspender o benefício com base em perícia. O motorista acionou a Justiça Federal de Goiás pleiteando o restabelecimento do pagamento.

Após decisão de primeira instância favorável ser ao autor, a Procuradoria Federal no Estado de Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia previdenciária (PFE/INSS) recorreram. Os procuradores federais esclareceram que a perícia médica constatou que as doenças apresentadas pelo segurado ((ansiedade generalizada, depressão moderada e insuficiência respiratória) não o incapacitam para o desempenho de atividades laborais que não exigem esforço, como a de motorista. Desta forma, ele não atendia aos requisitos legais para ser enquadrado como beneficiário de auxílio-doença.

O autor insistiu na alegação de que teria direito ao restabelecimento do benefício porque também exerceria a função de chapa, que trabalha carregando e descarregando mercadorias. Mas a 1ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal de Goiás acolheu os argumentos da AGU para reformar a sentença e julgar improcedente o pedido do segurado.

O voto que deu provimento ao recurso destacou que não havia evidências de que o autor exercia qualquer outra atividade além da de motorista, a única anotada em sua carteira de trabalho. “Indevido se torna, desse modo, o acolhimento da nova atividade declarada, haja vista que tal alteração, feita no curso do processo, além de configurar inovação de pretensão promovida no curso do processo, o que é vedado pelo ordenamento, certamente se deu com o claro intuito de escapar da conclusão do laudo anterior que o considerava apto para o exercício da atividade até então declarada”, concluiu o acórdão.

A PF/GO e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Recurso Inominado nº 22807-97.2015.4.01.3500 - 1ª Turma Recursal do JEF/GO.

Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo