terça-feira, 22 de setembro de 2015

Auxílio-doença: AGU assegura prerrogativa do INSS de submeter beneficiário a perícia

A Advocacia-Geral da União reverteu, na Justiça, decisão que havia impedido o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de verificar se beneficiado por auxílio-doença se mantinha incapacitado para o trabalho mesmo após o encerramento do prazo para alta médica fixado por perícia judicial.

A decisão da primeira instância da qual os advogados públicos recorreram havia obrigado o INSS a conceder o benefício para o segurado, que sofria de dores no quadril, e estabelecido que a autarquia previdenciária só poderia realizar nova perícia médica em 31/07/2016, apesar do laudo médico da própria Justiça recomendar que o beneficiário fosse reavaliado em 16/07/2015, quando já deveria estar apto a retornar ao trabalho.

A Procuradoria Seccional Federal em Ribeirão Preto (PSF/RBP), unidade da AGU que atuou no caso, argumentou em recurso que a decisão poderia causar prejuízo de mais de R$ 10 mil aos cofres públicos, obrigando a Previdência a pagar auxílio-doença por mais de um ano a um segurado que, de acordo com a previsão do próprio perito judicial, poderia retornar ao trabalho antes.

Por unanimidade, a 8ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 3ª Região acatou o recurso e reconheceu que o INSS tem a prerrogativa de aferir a capacidade laborativa dos beneficiários garantida pelo Decreto nº 3.048/99, que regulamenta a Previdência Social.

A PSF/RBP é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 0001795-06.2015.4.03.6302 - 8ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 3ª Região.

Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo