segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projeto permite dedução de gastos com remédios do IR

Nesta segunda trago o projeto de lei n.7.898/2010, de autoria do Deputado Manoel Junior, o qual possibilita a aposentados e pensionistas que tenham 60 anos ou mais deduzirem do Imposto de Renda os gastos com medicamentos utilizados para uso próprio. Importante frisar que o gasto deverá ser comprovado com receituário médico e nota fiscal em nome do beneficiário.
 
A proposta inclui a medida na Lei 9.250/95, que trata do Imposto de Renda, na parte que lista as deduções possíveis, pois, a lei só contempla deduções com pagamentos efetuados a médicos e dentistas e a outros profissionais da saúde, entre outras despesas.

O deputado diz que a lei já possibilita a dedução de despesas com saúde, porém seu projeto visa ampliar as possibilidades de desconto beneficiando desta forma principalmente os idosos. Conforme o autor da proposta, "Trata-se de um contrassenso permitir a dedução de despesas com médicos e não contemplar os remédios, haja vista a frequência com que um paciente sai de uma consulta médica orientado a se medicar, principalmente o idoso".

A proposta está tramitando em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo