domingo, 31 de outubro de 2010

Infecções associadas aos cuidados da saúde

Neste domingo trago uma notícia relacionada a infecção associada aos cuidados da saúde (IACS), que ocorre quando  alguém desenvolve uma infecção em hospital ou clínica médica, a qual o  paciente não possuía antes da internação, afetando não só os paciente mas também os profissionais da área da saúde. Desta forma, no período de 17 a 23 de outubro foi realizado a  semana internacional de prevenção de infecções.

A importância da prevenção se nota quando dados da Organização Mundial da Saúde dizem que 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo virão a sofrer de infecções adquiridas em hospitais, sendo que em países em desenvolvimento o risco é de 2 a 20 vezes maior do que em países desenvolvidos.

Atingindo milhares de pacientes por ano, as IACS prolongam as internações, aumentam as chances de retorno ao hospital e encarecem os custos de tratamento por paciente.

Até recentemente, a não-obrigatoriedade de as instituições de saúde comprovarem a adoção de procedimentos para impedir as IACS tem impedido o controle ideal das fontes de transmissão de infecções desse tipo. No entanto, a pressão da opinião pública tem resultado em legislações em nível estadual e municipal exigindo a adoção de procedimentos para controlar as IACS.

Para saber mais sobre o impacto de infecções hospitalares tanto para profissionais da saúde quanto para pacientes, por favor consulte http://pt.haiwatch.com/Home.aspx.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo