quarta-feira, 16 de junho de 2010

Veto ao Fator Previdenciário e aprovado reajuste de 7,72.

Tenho certeza de que a notícia principal de hoje em todos os meios de comunicação é o aumento de 7,72% aos aposentados e veto ao fim do fator previdenciário. Desta forma, começo falando sobre o aumento de 7,72%, o qual é resulta de uma conquista de todos os trabalhadores que lutaram até o último momento, pois, o reajuste proposto pelo Governo Federal, para vigorar a partir de janeiro deste ano, era de 6,14%, que representava a inflação do ano anterior e mais 50% do crescimento da economia brasileira (PIB) em 2008, porém as diversas federações e sindicatos defendiam o reajuste de 9,68%, que representa a recuperação da inflação e mais 100% do crescimento do PIB.

A proposta chegou a ser aprovada no Senado Federal, entretanto, quando a questão foi debatida na Câmara Federal, os deputados federais aprovaram o índice de 7,72%, que representa a inflação e mais 80% do crescimento do PIB.Este aumento irá beneficiar 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo, contudo para conseguir pagar os aposentados e pensionistas o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, irá realizar cortes no orçamento de R$ 1,6 bilhão, inclusive nas emendas dos parlamentares.


Com relação ao fator previdenciário a história é diferente, pois, o mesmo voi vetado pelo Presidente e agora volta ao Congresso Nacional, o qual terá a chance de derrubar o mesmo. O fator criado em 1999 prejudica principalmente aqueles que desejam se aposentar cedo, pois, em sua fórmula ele leva em conta a idade do segurado, sua expectativa de vida e seu tempo de contribuição, ou seja, quanto maior a idade e tempo de contribuição maior o valor do benefício, enquanto que quanto menor a idade, mesmo com um tempo de contribuição alto o valor do seu benefício será baixo tendo em vista a grande expectativa de vida.


A expectativa agora é por nova pressão a ser exercida sobre os parlamentares aproveitando o ano eleitoral para a derrubada do veto e consequentemente o fim do fator previdenciário.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo