sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Perícia oficial é fundamental para concessão de benefício

Nesta sexta-feira será visto uma jurisprudência que diz que perícia médica oficial é procedimento indispensável para a concessão do benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Abaixo segue a decisão para análise dos amigos. 

EMENTA
PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. AUSÊNCIA DE PERÍCIA MÉDICA OFICIAL. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. RETORNO DOS AUTOS À INSTÂNCIA DE ORIGEM PARA REGULAR PROSSEGUIMENTO DO FEITO.
1. São requisitos para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e de auxílio-doença a comprovação da qualidade de segurado da Previdência Social e o preenchimento do período de carência de 12 (doze) contribuições mensais, com exceção das hipóteses enumeradas no art. 26, II, da Lei 8.213/91, e a comprovação de incapacidade para o exercício de atividade laborativa.
2. Não foi realizada prova pericial, para se apurar a incapacidade definitiva do autor, para o exercício das atividades laborativas.. Ausente a realização de perícia médica oficial, indispensável para a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez, deve ser anulada a sentença com retorno dos autos à Vara de origem para o regular processamento.
3. Sentença anulada de ofício, determinando o retorno dos autos à Vara de Origem para a regular instrução do feito. Apelação da parte autora prejudicada.

TRF 1, Apelação 0002129-07.2013.4.01.9199/RO, 2ª T. Relator Desembargador Juiz Federal Renato Martins Prates, 6.11.2013.
 


ACÓRDÃO
Decide a Turma, por unanimidade, anular, de ofício, a sentença e julgar prejudicada a apelação do autor.

2ª Turma do TRF/1ª Região – 21/10//2013.

Juiz Federal RENATO MARTINS PRATES
Relator Convocado

RELATÓRIO
Trata-se de apelação (fls. 66/76) do autor contra sentença (fls. 63/64) que julgou improcedente o pedido de concessão do benefício de aposentadoria por invalidez.

Sustenta o apelante, em síntese, que preenche todos os requisitos legais necessários para a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez de trabalhador rural.

Contrarrazões não apresentadas. É o relatório.

VOTO
São requisitos para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e de auxílio-doença a comprovação da qualidade de segurado da Previdência Social e o preenchimento do período de carência de 12 (doze) contribuições mensais, com exceção das hipóteses enumeradas no art. 26, II, da Lei 8.213/91, e a comprovação de incapacidade para o exercício de atividade laborativa.

A concessão do benefício pleiteado pela parte autora exige a demonstração do início razoável de prova material, além de prova testemunhal, conforme se verifica do disposto no art. 55, § 3º, da referida Lei.

No caso dos autos, o autor apresentou início razoável de prova material de sua condição de rurícola, por meio dos documentos de fls. 16-32, sendo inconteste sua condição de segurado especial, tanto que concedido a seu favor, o benefício de auxílio-doença.

Todavia, não foi realizada prova pericial, para se apurar a incapacidade definitiva do autor, para o exercício das atividades laborativas.

Como se vê, a matéria discutida nos autos reclama a realização, em juízo, de tais provas, cabendo ao magistrado, portanto, determiná-la, mesmo de ofício, a teor do art. 130 do Código de Processo Civil, que estabelece:

Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias”.

No tocante à incapacidade, verifico que o Juiz monocrático julgou o pedido da autora, concedendo-lhe o auxílio-doença, no entanto, ausente a perícia médica oficial, procedimento indispensável para a concessão dos benefício de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Nos casos em que se pleiteia o reconhecimento da incapacidade laboral, a realização de nova prova pericial torna-se necessária para o deslinde da questão, motivo pelo qual deve se revestir de formalidades previstas em lei, devendo o Juízo, ao designar o perito, observada a sua qualificação técnica.

Neste sentido ementa de acórdão desta 2ª Turma:
PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL. COMPROVAÇÃO. AUSÊNCIA DE PERÍCIA MÉDICA OFICIAL. ANULAÇÃO DA SENTENÇA
1. O segurado da Previdência Social tem direito ao benefício de aposentadoria por invalidez se comprovada por perícia médica a incapacidade laborativa para sua atividade habitual, nos termos do art. 42 da Lei n. 8.213/91.
2. O rurícola, para que seja enquadrado como segurado especial, deve apresentar início de prova material do exercício da atividade, o que ficou demonstrado nos documentos trazidos pela parte autora, além da prova testemunhal produzida em juízo.
3. Ausente, no entanto, a realização de perícia médica oficial, procedimento indispensável para a concessão do benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, devendo assim ser anulada a sentença com retorno dos autos à Vara de origem para o regular processamento.
4. Sentença anulada de ofício, determinando o retorno dos autos à Vara de Origem para a regular instrução do feito. Apelação da autora prejudicada.
(AC 0073188-26.2011.4.01.9199 / RO, Rel. JUIZ FEDERAL MURILO FERNANDES DE ALMEIDA (CONV.), SEGUNDA TURMA, e-DJF1 p.468 de 08/05/2013)”.

Ausente, no entanto, a realização de perícia médica oficial, procedimento indispensável para a aposentadoria por invalidez, deve ser anulada a sentença com retorno dos autos à Vara de origem para o regular processamento.

Ante o exposto, ANULO A SENTENÇA, de ofício, e determino o retorno dos autos à Vara de Origem, para a regular instrução do feito. JULGO PREJUDICADA a apelação da parte autora.

É como voto.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo