domingo, 8 de dezembro de 2013

Turma Recursal mantém cobertura completa para cirurgia bariátrica

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais manteve decisão que determinou a cobertura completa para a realização de cirurgia bariátrica (para redução de estômago) a uma usuária de plano de saúde, no prazo de 60 dias, mais indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil por ter sido negada a cobertura em data anterior pela Associação de Assistência Plena em Saúde Ltda (Pame).

A sessão de julgamento ocorreu na última sexta-feira (08), no auditório do Fórum Central dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Amazonas, no bairro de Aparecida, e a decisão foi unânime, conforme o voto da relatora, juíza Rebeca de Mendonça Lima.

A juíza Naira Norte, do 12º Juizado Especial Cível, que proferiu a decisão de 1º grau em maio deste ano, julgou procedente o pedido da paciente para ter realizada a cirurgia bariátrica por parte do plano de saúde, sendo que todas as despesas pré-operatórias, as despesas da operação em si e as despesas pós-operatórias deveriam ser custeadas pelo plano. Pela análise dos e-mails que constam no processo, foi possível identificar que consultas seriam cobradas à parte pelos profissionais responsáveis.

"Então o impasse na lide era que o plano de saúde inicialmente autorizou a realização da cirurgia, mas limitou o número de consultas pré-operatórias e pós-operatórias com os profissionais envolvidos, tais como: nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros, e neste caso a paciente ficou sem a possibilidade de realizar a cirurgia porque ela não tinha como custear as despesas adicionais relativas a essas consultas extraordinárias", destacou a juíza Naira.

Ao fixar a indenização de R$ 10 mil, a magistrada levou em consideração a extensão do dano moral sofrido. "A fixação nesse patamar afigura-se adequada, posto que não se traduz em indenização simbólica, que nenhum efeito educativo traga para a requerida, nem conduz ao enriquecimento injusto da requerente, já que não significará mudança de padrão de vida para a lesada e sua família. A fixação dos danos deverá produzir, na causadora do mal, impacto suficiente para dissuadi-lo de ulterior e similar ilícito", afirma a juíza Naira Norte na sentença.
Link: TJAM

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo