quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Procuradorias impedem concessão de aposentadoria rural a trabalhadora que exerceu atividade urbana

A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, na Justiça de Minas Gerais, pagamento indevido de aposentadoria por idade a trabalhadora rural que não comprovou que a principal fonte de renda vinha de atividade realizada no campo em regime de economia familiar. Os procuradores federais comprovaram que a autora exerceu atividade urbana com carteira assinada durante o período que deveria ser contado para o benefício especial.

A Procuradoria Federal no estado (PF/MG) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Nacional, representação em São João Del Rei, (PFE/INSS/São João Del Rei) aturam no caso, após a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (JEF) de Minas Gerais condenar a Previdência Social ao pagamento da aposentadoria.

As procuradorias defenderam que a autora não poderia receber a aposentadoria rural por idade, pois estaria descaracterizado o exercício de atividade rural, em regime de economia familiar. Segundo consta informações da Dataprev, ela completou 55 anos em 1998, quando teria direito ao benefício, mas trabalhou de 1994 a 1998 em atividades tipicamente urbanas, contribuindo para a Previdência.

Os procuradores federais ainda destacaram que a ela e o esposo moraram no Rio de Janeiro por quatro anos, exercendo atividade diversa à de lavradores. Além disso, ela passou a receber pensão pela morte do marido, a partir de dezembro de 2000, o que indica que a principal fonte de sustento do grupo familiar não vinha do campo.

Reconhecendo não restar comprovada a qualidade de segurada especial, a 3ª Turma Recursal do JEF/MG concordou com a defesa das procuradorias da AGU e reformou a sentença para julgar improcedente o pedido da autora.

A PF/MG e a PFE/INSS/São João Del Rei são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Recurso nº 60234-60.2010.4.01.3800 - 3ª Turma Recursal do JEF/MG
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo