segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Previdência cobrará dos responsáveis gastos decorrentes de violência doméstica e acidentes de trânsito

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei do senado n° 264/12, de autoria do Senador Antonio Carlos Valadares, o qual altera a redação dos arts.120 e 121 da lei 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social).

De acordo com a proposta caberá ação regressiva da Previdência Social contra os responsáveis por atos ilícitos que ocasionem a concessão de alguma prestação social, dentre as previstas no art. 18 da Lei 8.213/91, nos casos de: acidentes de trabalho decorrentes de negligência quanto às normas de saúde e segurança; acidentes de trânsito decorrentes de infrações gravíssimas às normas de trânsito; violência doméstica e familiar contra a mulher.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "É preciso destacar que, no que se refere ao combate das consequências econômico-sociais que derivam dos acidentes do trabalho, a atual redação do art. 120 da Lei 8.213, de 1991, já possibilita que o INSS ajuíze ações regressivas contra os empregadores, visando o ressarcimento da despesa previdenciária que resulta da conduta ilícita daqueles que descumprem as normas de saúde e segurança do trabalho. Referidas ações regressivas acidentárias têm-se mostrado um relevante instrumento de concretização da política pública de prevenção de acidentes no Brasil, visto que as condenações obtidas nestas ações apresentam uma forte dimensão punitivo-pedagógica, o que incentiva o
setor empresarial a observar as normas protetivas dos trabalhadores. Objetivando ampliar essa responsabilização civil para outras hipóteses de atos ilícitos com repercussão previdenciária, apresentamos a presente proposta da ampliação do art. 120 da Lei 8.213/91, a fim de também abranger os casos de acidentes de trânsito e a violência doméstica e familiar praticada contra a mulher, conforme as definições da Lei Maria da Penha.
"

A proposta se encontra na Comissão de Assuntos Sociais para análise.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo