quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pleno do TRF5 reconhece direito de sucessores de aposentados falecidos a receberem benefícios atrasados

O INSS pretendia ver reconhecida a prescrição da pretensão de execução de valores devidos a segurados no Ceará

O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 decidiu, hoje, por maioria, negar provimento aos embargos infringentes interpostos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pretendia ver reconhecida a prescrição da execução de valores devidos pela autarquia aos aposentados Francisco Pereira, Carminda Nogueira e Cícero Mulato de Lima, referentes a benefícios previdenciários atrasados.

O Pleno do TRF5, em julgamento de embargos infringentes (recurso cabível contra acórdãos não unânimes) do INSS, decidiu que, no caso de morte ou perda da capacidade processual de uma das partes, do seu representante legal ou procurador, o processo deve ser suspenso, nos moldes do art. 265, I, do Código do Processo Civil (CPC), bem como suspensa a contagem do prazo prescricional.

“Não havendo previsão legal de prazo máximo para suspensão do processo, em razão da morte, e tampouco para habilitação dos herdeiros, não há que se falar em prescrição”, ressaltou o relator, desembargador federal Francisco Wildo.

BENEFÍCIO - Os aposentados entraram com ação contra o INSS, em 1994, pleiteando receber o benefício previdenciário, no valor de um salário mínimo, uma vez que eles recebiam a metade do valor. A ação foi julgada procedente pelo Juízo da 1ª Vara Federal do Ceará, em 1994, iniciando-se a execução da sentença logo em seguida, uma vez que não houve apelação do INSS.

Um ano depois, Francisco Pereira faleceu, enquanto Carminda Nogueira e Cícero Mulato de Lima faleceram em 2000. Em 2011, o juiz de primeira instância proferiu sentença em que reconheceu a prescrição da pretensão executória, em desfavor dos herdeiros dos falecidos.

EINFAC 536627/CE
Link: TRF5

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo