Cidadão pode acessar diretamente os serviços do INSS, sem precisar de intermediários
Caso prefira ser auxiliado, deve buscar alguém de confiança ou advogados cadastrados na OAB.
Os serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são gratuitos e o cidadão pode acessá-los diretamente no site ou aplicativo Meu INSS, sem precisar de intermediários. Além das Agências da Previdência Social (APS), o INSS, nos últimos anos, tem ampliado a rede de atendimento por meio da assinatura de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades representativas de trabalhadores, como sindicatos e associações, ou governos municipais e estaduais – que passam a atuar como entidades conveniadas e também não cobram nenhuma taxa pelos serviços prestados.
O cidadão precisa estar atento porque estabelecimentos privados, como lan houses, lojas e instituições financeiras, entre outros, não estão autorizados a prestar serviços em nome do INSS. Ao buscar esses locais, a pessoa pode colocar os dados pessoais e informações sobre benefícios, vínculos e remunerações em risco, e sofrer tentativas de golpe.
É importante também ter cuidado com pessoas físicas que oferecem vantagens e facilidades relacionadas aos serviços previdenciários e desconfiar de abordagens de indivíduos que se apresentam como influentes e poderosos e capazes de conseguir coisas impossíveis. Caso o cidadão prefira ser assistido por alguém, o recomendado é que busque pessoa de confiança. Optando pelo auxílio de um advogado, é necessário conferir se é um profissional cadastrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, evita-se a ação de pessoas mal-intencionadas.
O INSS também disponibiliza atendimento remoto, por telefone ou pela internet. Por telefone, a Central 135 oferece atendimento personalizado de segunda a sábado, das 7h às 22h. Em algumas situações específicas, a central pode entrar em contato com o cidadão (para confirmar ou remarcar um agendamento, por exemplo). Neste caso, o número que aparece no visor é o (11) 2135-0135. O atendente não vai solicitar informações pessoais, como números de documentos e senhas. Se desconfiar da chamada, o cidadão deve desligar e ligar gratuitamente para a Central 135.
Atenção na escolha da senha
O cidadão também deve ter cuidado com o Meu INSS. A senha de acesso é a mesma do portal Gov.br, que permite solicitações e consultas em diversas bases governamentais federais. Recomenda-se não escolher senhas fáceis, como datas de nascimento, nomes de familiares, ou outros dados que possam ser deduzidos facilmente.
Quem tem dificuldade de memorizar, deve anotar a senha escolhida e guardar em lugar seguro. A plataforma Meu INSS tem uma aparência simples, para facilitar a navegação e a operação do sistema, mas caso o segurado tenha dificuldades com o uso da tecnologia, pode solicitar auxílio de alguém de confiança ou buscar a orientação da Central 135, Agências da Previdência Social ou das entidades conveniadas.
Link: INSS
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