segunda-feira, 14 de julho de 2014

Proposta reduz contribuição das empresas para previdência social

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n°490/2011, de autoria do Senador Ataídes Oliveira, que altera os incisos I e III do caput do art. 22 da Lei nº 8.212. 

Conforme a proposta as alíquotas dos incisos I e III do caput do art. 22 serão reduzidas para 18% no primeiro ano a publicação da lei, 16% no segundo ano e 14% no terceiro ano. Além disso, A União compensará o Fundo do Regime Geral de Previdência Social no valor correspondente à estimativa de renúncia previdenciária decorrente desta redução proposta de maneira a não afetar a apuração do resultado financeiro do Regime Geral de Previdência Social.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "O projeto que ora apresento reduz em dois pontos percentuais, a cada ano, durante os três anos que se seguirem à promulgação da lei decorrente,as contribuições previdenciárias de 20% devidas pelas empresas sobre o total das remunerações pagas, durante o mês, aos segurados empregados, avulsos e contribuintes individuais que lhes prestem serviços, de que tratam os incisos I e III do art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.(...) A despeito de estar seguro de que a solvabilidade da Previdência Social e da Seguridade Social não será afetada pela redução gradativa de seis pontos percentuais da Contribuição Previdenciária Patronal, inseri no projeto dispositivo no sentido de a União compensar, por meio de aporte de recursos da Conta Única do Tesouro, eventual perda de receita, de modo a evitar desequilíbrio nas contas do RGPS."
 
O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo