segunda-feira, 22 de julho de 2013

Período de defeso poderá contar como tempo de contribuição

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n°103/2013, de autoria do Senador Paulo Paim, que acrescenta os parágrafos 5 e 6 ao art.55 da Lei n° 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social)

Conforme a proposta no período de defeso na atividade pesqueira e afins, fixado por ato administrativo ou normativo da União, será considerado como tempo efetivo de contribuição para efeito de concessão de benefícios previdenciários e será descartado no cálculo do valor do salário-de-benefício. Além disso o INSS averbará como tempo de contribuição o período de defeso na atividade pesqueira mediante simples requerimento do segurado que comprove sua inscrição no Registro Geral da Pesca. O projeto também prevê que não será excluído do Registro Geral da Pesca o segurado que no período de defeso exercer outra atividade profissional.

O autor justifica sua proposição dizendo que: “Trata-se, portanto, de situação excepcional, onde se pretende a preservação da profissão de Pescador além de assegurar-lhes a contagem de tempo de contribuição (Serviço) durante o período de defeso de tal forma que não percam a condição de segurados do RGPS e não necessitem trabalhar mais que 35 anos para repor o tempo perdido com a época de defeso.

O projeto foi retirado do plenário pelo autor.
PLS 103/2013

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo