quinta-feira, 4 de março de 2010

Defesa em causas que tratam de aposentadoria especial para inscritos em cooperativas é competência da PGFN

A Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), divulgou, no dia 1º de março, um novo modelo de defesa destinado a orientar os advogados públicos em processos judiciais que discutam a legalidade ou a constitucionalidade do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Segundo a norma, cabe à Receita Federal, órgão do Ministério da Fazenda, e não ao INSS, figurar como pólo passivo nesse tipo de ação. Portanto, a representação judicial nesses casos será feita pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e não pela PFE/INSS.

O Fator Acidentário de Prevenção, criado pela Lei nº 10.666/03, trata da concessão da aposentadoria especial aos inscritos em cooperativas de trabalho ou de produção. O objetivo é incentivar uma melhoria das condições de trabalho em empresas com altos índices de incapacidade de trabalho causada por acidentes. O FAP vincula um percentual de arrecadação tributária mais elevado para contribuintes que se enquadrem neste perfil.

No documento que esclarece sobre a competência para lidar com as questões jurídicas do FAP, a PFE/INSS informou que a autarquia não tem legitimidade para figurar no pólo passivo das ações, já que a apuração da contribuição ao Fundo é feita pelos Ministérios da Previdência Social e da Fazenda, com metodologia aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Assim, nos termos da Lei nº 11.457/07, compete à Receita Federal planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, arrecadação, cobrança e recolhimento de contribuições destinadas ao financiamento de benefícios previdenciários acidentários. A defesa das matérias relativas a tributos cabe à PGFN.

O documento chamado "Defesa Mínima", redigido pela PFE, será utilizado como parâmetro de defesa para sustentar a ilegitimidade do INSS. A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria Geral Federal (PGF), órgão da AGU.
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo