segunda-feira, 14 de abril de 2014

Projeto trata sobre o parcelamento de débito do produtor rural

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n° 6.000/2013, de autoria do Deputado Jorge Silva, que dispõe sobre o parcelamento de débito do produtor rural pessoa física referente às contribuições sociais.

Conforme a proposta  às contribuições sociais de que tratam  os arts. 21, 25 e 25-A  da Lei nº8.212/91 de  competências anteriores a julho de 2013, poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado em até 240 prestações mensais e consecutivas. O  débito será consolidado na data do requerimento e o valor de cada prestação mensal, por  ocasião do pagamento, será  acrescido  de juros correspondentes à Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP, acumulada entre  a  data do deferimento até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

Além disso, a multa e os juros de mora  serão reduzidos em 70% na hipótese de pagamento à vista do débito apurado e em quarenta por cento para pagamento parcelado do débito.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "a presente Proposição propõe a adoção de um parcelamento de débito diferenciado para os produtores rurais pessoas físicas. Em síntese, propõe-se o parcelamento da dívida relativa a contribuições previdenciárias em até 240 meses, com incidência da TJLP e redução de multa e juros de mora de 70%, em caso de quitação à vista do débito, ou de 40%, em caso de parcelamento deste débito. Essas regras também se aplicam ao débito relativo às contribuições descontadas dos segurados que lhe prestem serviço e não recolhidas aos cofres previdenciários, exceto pelo número de meses do parcelamento, que foi fixado em noventa meses por entendermos ser necessária a adoção de normas mais rígidas para a hipótese de apropriação indébita."

O projeto está na Comissão de Seguridade Social e Família aguardando parecer do relator.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo