segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto garante estailidade a quem está para se aposentar.

Nesta semana analisaremos o projeto de lei complementar n.575/2010, de autoria do deputado Pepe Vargas, o qual trata sobre a estabilidade no emprego nos doze últimos meses antecedentes a aposentadoria.
O projeto inclui em seu artigo primeiro novas contribuições para a seguridade social, quais sejam: contribuição sobre o aviso prévio indenizado, a ser cobrado dos empregadores e empregados, e sobre as parcelas do seguro desemprego, sendo ambas arrecadadas pela Receita Federal do Brasil. Importante salientar que estes períodos serão incluídos na contagem do tempo de aposentadoria.

O artigo quarto, veda a despedida sem justa causa do trabalhador, nos doze meses anteriores à data em que satisfaça os requisitos para se aposentar pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, sendo que no caso de demissão do trabalhador, o empregador deverá readmitir o empregado ou pagar, mês a mês, durante todo o período de proteção contra despedida sem justa causa, a integralidade dos direitos trabalhistas do empregado, como se ele permanecesse trabalhando, incidindo sobre estes valores as contribuições previdenciárias assim como o Imposto de Renda.

Em conformidade com o deputado o projeto tem por objetivo a busca de justiça aos trabalhadores que sofrem com a rotatividade no mercado de trabalho, principalmente, os mais humildes e menos instruídos.
PLC 575/2010

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo