segunda-feira, 26 de abril de 2021

Projeto trata sobre identificação biométrica para concessão de benefício

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei nº 4.955/2019, de autoria do Deputado Delegado Marcelo Freitas, o qual altera a Lei 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social). 

Conforme a proposta a concessão de benefício da Previdência Social dependerá de prévio cadastramento biométrico do segurado junto ao INSS.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, divulgou, na data de 01/09/2019, que as fraudes atingem o montante surpreendente de R$5.000.000.000,00 (cinco bilhões de reais) mensais. Os fraudadores “criam” beneficiários com a utilização de documentos falsos, cuja falsidade não é identificada pelos funcionários do INSS que sequer possuem treinamento adequado para a constatação do falso. No nosso país não é difícil falsificar documentos de identificação, que são frágeis em seus elementos de segurança. A melhor forma de identificar o ser humano, sem dúvida é por suas digitais. A utilização de identificação biométrica para todos os beneficiários da previdência social, sem dúvida alguma, reduzirá, de forma efetiva, as fraudes.

O projeto encontra-se apensado ao PL 4953/2019 aguardando análise.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo