segunda-feira, 6 de maio de 2013

Proposta exclui dependente que cometeu homicídio doloso contra o segurado

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n° 4.053/2012, de autoria do Deputado Manato, que acrescenta o § 5º ao art. 16 da Lei nº 8.213(Lei de Benefícios da Previdência Social).

De acordo com a proposta será excluído da condição de dependente quem houver sido autor, co-autor ou partícipe de homicídio doloso, ou tentativa deste, cometido contra a pessoa do segurado.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "Aduz o artigo 1.814 do Código Civil brasileiro, que os herdeiros ou legatários  são  excluídos da sucessão quando “houverem sido autores, coautores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de  cuja  sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente”. Assim, a presente proposição busca preencher a lacuna existente na legislação previdenciária em decorrência da impossibilidade de aplicação analógica da lei civil."

O projeto será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
PL 4.053/2012

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo