segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Proposta altera formas de realizar a prova de vida

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei nº 2.572/2023, de autoria do deputado Roberto Duarte, o qual acrescenta os os incisos IV-C e IV-D ao art. 69, § 8º, da Lei nº 8.212/91 (Lei de Custeio da Previdência Social).

Conforme a proposta o INSS aceitará que a prova de vida seja realizada por meio de apresentação da comprovação de votação nas eleições aplicativo biométrico de bancos oficiais aplicativos com reconhecimento facial de órgãos oficiais do Governo Federal e mensagens em aplicativos de mensagem, sendo que a prova de vida será realizada mediante envio de documento com foto, captura de imagem com comprovante de data, e envio de foto pessoal.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "A implantação da prova no universo previdenciário veio para mitigar o alto número de fraudes que se abatia sobre o INSS. O fato mais comum era o segurado falecer e os familiares não informarem o óbito e continuarem a receber o benefício por muito tempo, aumentando o rombo na Previdência Social. Principalmente a partir da pandemia, a Previdência Social tem buscado melhorar seu controle e combate às fraudes, aprimorando a exigência de prova da vida, de forma a tornar algo menos demorado e difícil para os beneficiários. Entretanto, resta claro que precisamos aprimorar ainda mais o mecanismo de prova da vida, de forma a ser menos burocrática para os aposentados e pensionistas. Por isso o presente Projeto de Lei pretende ampliar os meios para a realização da prova de vida, utilizando-se dos aplicativos de troca de mensagens e os aplicativos biométricos ou de reconhecimento facial dos bancos oficiais, além dos comprovantes de votação. Tais dispositivos estão amplamente difundidos entre a população brasileira e não criará qualquer espécie de dificuldade para sua utilização, o que, certamente, auxiliará na comprovação da prova de vida, facilitando a comprovação por todos."

O projeto encontra-se aguardando designação de Relator(a) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo