segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projeto cria o Fundo de Amparo ao Aposentado

Nesta segunda-feira, feriado no Brasil, trago como de costume outro projeto de interesse dos aposentados que é o projeto n.5.692/09, de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, o qual cria o Fundo de Amparo ao Aposentado - FAA, visando atender às areas da saúde, lazer, integração social, habitação, educação e oficinas de trabalho para geração de renda.

De acordo com o projeto apresentado o recurso para gerir o FAA será proveniente de 5% do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, apurados em 31 de dezembro de cada ano. A administração desses recursos será feita por um Conselho Deliberativo que será responsável pela análise de projetos apresentados, alocação de recursos, acompanhamento e avaliação de impacto social.

O deputado justifica a utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador dizendo que deve-se "levar em consideração que os atuais trabalhadores, num futuro próximo ou distante, tornar-se-ão inativos e os projetos realizados pelo FAA ajudarão os futuros aposentados a terem uma vida melhor".


Quanto ao financiamento de projetos os mesmos devem de ser elaborados pelas entidades de base e aprovados e encaminhados pelas respectivas federações ou entidades de âmbito nacional ao conselho deliberativo.Contudo, as entidades para poderem concorrer a estas verbas deveram estar em funcionamento há pelo menos 5 anos, além de terem no mínimo 1000 aposentados e pensionistas com no mínimo 12 meses de filiação.


Um dos benefícios que a proposta poderá gerar aos aposentados e pensionistas é na área da saúde, a qual poderá haver financiamento de projetos tendo como objetivo preencher as lacunas existentes no atendimento médico prestado aos idosos. Para o Deputado, "os recursos do novo fundo vão aliviar o Sistema Único de Saúde a médio prazo, e melhorar o atendimento a uma clientela que hoje representa, em nível nacional, mais de 24 milhões de brasileiros".


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PL 5.692/09

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo