segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto de lei reduz carência para segurada dona de casa.

Nesta segunda-feira será visto o projeto de lei n.370/2011, de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin, o qual altera os § 2° e 3° do art.21 da lei 8.212/91(Lei de contribuições da Previdência Social), art.25 da lei 8.213/91(Lei de benefícios da Previdência Social), e acrescenta o art.142-A da Lei 8.213.

A modificação no art.25 visa reduzir a carência para a dona de casa de família de baixa renda a qual passará de 180 contribuições para 120 contribuições. Enquanto o acréscimo do art.142-A possibilita a dona de casa que esteja inscrita no Regime Geral de Previdência Social até 31.12.11 uma regra de transição para a carência  para a  aposentadoria, no valor de um salário mínimo, que irá progredir ao longo dos anos iniciando com 60 contribuições e terminando com 120 contribuições em 2021.

A senadora justifica sua proposição dizendo que: "Com o presente projeto procura-se incluir as donas de casa de baixa renda ao sistema público de previdência social, o  que significa, para o futuro, um passo importante na sustentação da sua renda e no combate à pobreza entre os idosos. Se essas contribuintes não estiverem  filiadas ao sistema previdenciário, ficarão expostas aos riscos sociais do trabalho e não poderão enfrentar com qualidade de vida o declínio de sua capacidade laboral, bem como seu envelhecimento. Mais ainda, se não estiverem filiadas à Previdência, acarretarão altos custos sociais no futuro, porque serão obrigadas a depender dos programas  assistências do Estado ou da ajuda dos familiares."


O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e agora será encaminhado à Câmara dos Deputados.
PL 370/2011

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo