segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto permite inclusão de menor sob guarda judicial como dependente do INSS

Nesta segunda será visto o Projeto de Lei n. 3.197/12, de autoria do deputado Márcio Macêdo, que altera o art.16 da lei n. 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social).

A proposta retoma o menor sob guarda judicial no rol de dependentes beneficiários, equiparando-os a filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica na forma estabelecida no regulamento.

O autor justifica sua proposição dizendo que: "(...)o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, determina que “a guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais” (art. 33). E que “a guarda confere à criança e ao adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários” (art. 33, § 3º)".

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
PL 3.197/2012

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo