segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Proposta cria a pensão por morte no valor de um salário mínimo.

Nesta segunda será analisado o projeto de lei n.526/2007, de autoria do Senador Paulo Paim, o qual altera a lei 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência) tratando da manutenção da qualidade de segurado para fins de concessão de pensão por morte.

A proposta acrescenta ao art.15 da lei 8.213/91, o inciso VII dizendo que mantém a qualidade de segurado, sem limite de prazo, para fins de concessão de pensão por morte, aquele que contar com mais de cento e oitenta contribuições, ou seja, tenha mais de quinze anos de contribuição.


A renda mensal inicial da pensão por morte para aqueles que se enquadrarem nesta situação será o valor de um salário mínimo, que será concedido a contar da data do requerimento junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.


O projeto também altera o § 2° do art.102 para regular que a perda da qualidade de segurado não afetará a concessão do benefício de pensão por morte no valor de um salário mínimo desde que o segurado tenha 180 contribuições


A proposta tramitará em caráter conclusivo e em regime de prioridade sendo analisada pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo