quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AGU assegura no STF que competência para julgar benefícios de aposentados da extinta RFFSA é da Justiça Federal

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu suspender, no Supremo Tribunal Federal (STF), decisão que reconheceu indevidamente a competência da Justiça Trabalhista para julgar pedido de complementação de aposentadoria de ex-trabalhadores da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Os advogados públicos demonstraram que a solicitação decorre da aplicação da relação jurídico-administrativa e não de trabalho, por ser a União sucessora da estatal.

Inicialmente, a 4ª Vara do Trabalho julgou improcedente reclamação de três aposentados contra a União e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e acolheu a afirmação da União de que a Justiça do Trabalho não teria competência para julgar a ação, pois não se tratava de relação de trabalho.

Inconformados, os ex-ferroviáros recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) que afastou a determinação da primeira instância. A União ainda ajuizou recurso para revisar a decisão, mas foi negado pela vice-presidência do TRT6.

Defesa
Para reverter a decisão, a AGU ajuizou no STF reclamação defendendo que o TRT6 violou as diretrizes do Supremo estabelecidas em ação que determinou que a competência da Justiça do Trabalho não engloba causas entre o Poder Público e o servidor vinculado à Administração por relação estatutária ou de caráter jurídico-administrativo. Defenderam ainda que a decisão poderia gerar dano irreparável aos cofres públicos.

A AGU explicou que o caso não discute relação trabalhista, pois os autores já se encontram aposentados. Além disso, destacaram que a complementação da aposentadoria decorre de lei e a quitação será de responsabilidade da União e do INSS, ou seja, os valores devidos serão pagos corretamente. Porém, como são ações envolvendo a complementação do benefício devido a antigos ferroviários, a competência do julgamento é da Justiça Federal, pois é ela quem deve decidir sobre o pagamento de benefícios previdenciários.

O Supremo concordou com os argumentos da AGU e suspendeu a decisão anterior que tramitava na Justiça do Trabalho, determinando que a Justiça Federal é quem deve julgar o caso.

Atuou no caso a Secretaria-Geral de Contencioso, órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à atuação da União perante o Supremo.

Ref.: Reclamação nº 14.799 - STF
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo