domingo, 30 de novembro de 2014

Procuradores confirmam necessidade de perícia médica para solicitar medicamento de alto custo

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou a necessidade de realização de perícia médica para fornecimento de medicamento de alto custo. A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) indeferiu pedido de liminar para a distribuição do remédio Firazyr (Icatibanto) até a realização da avaliação por profissionais da medicina.

O autor ajuizou ação contra a União para fornecimento do medicamento de alto custo, em caráter de urgência, sem realização da perícia médica. O medicamento solicitado é usado para o tratamento sintomático de episódios agudos de angioedema hereditário (inchaços nos vasos sanguíneos) em adultos.

Atuando no caso, a Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) defendeu que a medicação, por ser de alto custo, só pode ser fornecida sem perícia nos casos em que fique comprovado o risco de morte do paciente. Segundo os advogados, o próprio Supremo Tribunal Federal já aprovou enunciados para auxiliar magistrados na solução de questões sobre o tema.

Um desses enunciados orienta que "é prudente que magistrados, membros do Ministério Público e defensores públicos, antes de adotarem medidas atinentes à tutela de direito à saúde, solicitem da parte demandante relatório ou laudo médico, emitido, preferencialmente, por profissionais que atendam na rede pública, demonstrando a necessidade do tratamento, sua urgência e a ineficácia da assistência já ofertada pelos serviços de saúde".

O TRF1 acolheu os argumentos da AGU e indeferiu o pedido de liminar do autor. A decisão concluiu que a "perícia é providência essencial ao deferimento de tutela tendente ao fornecimento de medicação de alto custo", conforme precedentes do Supremo Tribunal Federal e enunciados do Conselho Nacional de Justiça.

A decisão afirma, ainda, que o relatório médico apresentado não foi suficiente para o fornecimento imediato do medicamento, já que não há qualquer indicação do atual estado do paciente.

A PRU1 é unidade da Procuradoria Geral da União (PGU), órgão da AGU.

Ref.: Agravo de Instrumento nº 0040612-24.2014.4.01.0000 - TRF1.
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo