sábado, 6 de agosto de 2011

Procuradorias revertem concessão indevida de aposentadoria a trabalhadora que não comprou atividade rural

A Advocacia-Geral a União (AGU) conseguiu reverter, junto à Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Espírito Santo (TR/ES), sentença que concedeu irregularmente aposentadoria por idade rural à esposa de um aposentado urbano enquadrado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A autora pretendia obter a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade sob o argumento de que exerceu atividade rural em regime de economia familiar.

A Procuradoria Federal do Estado do Espírito Santo (PF/ES) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS) comprovaram no processo marido da autora possuiu, durante 10 anos, estabelecimento comercial que proporcionava à família renda superior ao salário mínimo. Os procuradores federais também demonstraram que o marido da autora é aposentado pelo RGPS na condição de segurado urbano. Nesta condição, recebe renda mensal aproximada de R$ 688,00.

A Turma Recursal do Espírito Santo acolheu os argumentos e modificou decisão que beneficiava de forma indevida a autora da ação. Os magistrados destacaram que o regime de economia familiar foi descaracterizado pela existência de renda originada do trabalho urbano do marido da autora. Neste caso, apesar de o valor da aposentadoria recebida pelo cônjuge da autora ser pouco superior ao salário mínimo, a TR/ES considerou que a renda é suficiente para a manutenção do casal.

De acordo com o relator, "os recursos da Previdência, em se tratando de segurados especiais, são destinados aos indivíduos que, com auxílio da família, retiram da terra a subsistência, sendo incapazes de efetuar contribuições. Certamente este não é o caso da autora, que deveria ter contribuído, assim como seu esposo, para fazer jus à aposentadoria."

A PF/ES e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão AGU. Referência: Processo nº 0003259-12.2008.4.02.5050/01 - Seção Judiciária do Espírito Santo
Link: AGU

Seja o primeiro a comentar ;)

Perfil

Minha foto
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Especialista em Direito Previdenciário, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, em parceria com a ESMAFE - Escola da Magistratura Federal, em 2009. Formado em janeiro de 2006, pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande, em direito. Este blog tem o objetivo de divulgar o conteúdo previdenciário de maneira gratuita para que todos possam ter acesso as informações sobre esta matéria.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Comberlato Educação Previdenciária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo